Categories: GeralPolítica

Com apoio a causa animal, Assembleia Legislativa ganha mascote

A Assembleia Legislativa ganhou um mascote: o cãozinho galgo Guri, nome eleito pelos seguidores nas redes sociais institucionais do Legislativo. Escolhido para representar os animais e ilustrar os debates sobre a causa animal no Parlamento, o cachorro foi batizado pelos internautas em votação entre as opções Guri, Chima ou Bagual. Ele está ajudando a divulgar também as ações da Casa pelo Abril Laranja (saiba mais), mês de alerta e prevenção dos maus-tratos contra os animais.

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza (MDB), explica que a imagem do galgo foi selecionada para ajudar a conscientizar adultos e crianças para os cuidados com os animais em virtude do alto número de indicadores de crueldade registrados no Rio Grande do Sul. “O estado vinha sendo território para realização de corridas de cães depois que a prática foi proibida em países vizinhos. Apesar de muitos afirmarem que trata-se de um esporte saudável, as corridas causam, inegavelmente, danos físicos e psíquicos aos animais envolvidos”, esclarece o parlamentar.

Publicidade

Gabriel é autor do projeto de lei que proíbe as corridas de cães no Rio Grande do Sul. O texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa na última terça-feira (6), após ser reenviado pelo Governo do Estado em razão da suspensão das proposições do deputado ao assumir a presidência do Parlamento. Em fevereiro, um decreto do Executivo já havia proibido a prática em território gaúcho.

Um caso recente de crueldade contra cães galgos foi apurado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram-BM) de Pelotas. Durante fiscalização em Arroio Grande, o grupo encontrou cerca de 70 cães em péssimas condições. Em um abrigo, três animais se alimentavam da carcaça de cavalo em avançado estágio de putrefação e dispunham apenas de água suja, com acúmulo de algas para beber. “Casos como esse nos entristecem, mas precisamos alertar a população para que não se repitam”, finaliza o presidente.

Denúncias – Casos de maus-tratos contra animais podem ser denunciados nas 15 Delegacias Amigas dos Animais do estado. O registro também pode ser feito pelo WhatsApp da Polícia Civil pelo número (51) 98444 0606 ou pela delegacia online através do link www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

3 horas ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

9 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

12 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

12 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

13 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

15 horas ago

This website uses cookies.