Search
[adsforwp-group id="156022"]

Com chegada da “nova gasolina”, preço do combustível deve subir nesta segunda-feira

img_34152_foto_1.jpg

A gasolina vendida no Brasil terá que seguir novas especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) a partir desta segunda-feira (3). De acordo com informações, as novas regras resultam no melhor rendimento dos veículos. Entretanto, o preço do combustível também irá aumentar.

Agora, as novas medidas estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagen RON (sigla em inglês para número de octanas pesquisa). Na primeira fase das mudanças, que entram em vigor nesta segunda, o valor mínimo de RON será 92. Em janeiro de 2022, o número sobe para 93, mais próximo dos 95 vigentes na maior parte da Europa.

“Essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas”, afirmou a ANP em comunicado.

A Petrobras, maior produtora de gasolina no Brasil, informou no final de junho que já está preparada para abastecer o mercado com as novas regras. Segundo a estatal, a melhora na qualidade vai permitir redução de 4% a 6% no consumo por quilômetro rodado e que a nova especificação melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio, além de manter aquecimento adequado do motor.

As distribuidoras terão ainda dois meses para se adequar, e os postos de combustiveís, três meses. O prazo tem por objetivo permitir “o escoamento de possíveis produtos comercializados até o dia 2 de agosto ainda sem atender integralmente às novas características”, conforme a ANP.