O grupo de trabalho constituído para estudar possibilidades do maior aproveitamento da carne suína no mercado institucional esteve reunido na tarde de hoje, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. A função do grupo é a elaboração de diagnóstico do mercado institucional, apontando as potencialidades de setores como a merenda escolar, alimentação em presídios, quartéis, hospitais e universidades, entre outros, para subsidiar o governo estadual na implantação desta política.
O encontro foi coordenado pelo secretário-adjunto da Agricultura, Claudio Fioreze, segundo quem o objetivo do grupo é fortalecer, além da própria cadeia, a agricultura familiar, as cooperativas e os circuitos regionais, pela importância social e econômica da atividade.
Na reunião ficou definido que serão apresentados ao grupo três casos de sucesso da inserção da carne suína na alimentação institucional. Um exemplo será o Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo. Também serão formados subgrupos de estudos para determinar as demandas de cada setor institucional e o estudo detalhado de logística e estratégia de implantação do plano.
As próximas ações serão obter melhor entendimento dos processos de aquisição para cada setor (educação, saúde e segurança); definições de cortes fracionados; articulação com fornecedores; estudo detalhado de logística e estratégia de implantação do plano. A Próxima reunião acontecerá no dia 15 de janeiro.
Além de representantes da Secretaria da Agricultura, também participaram da reunião Secretaria de Recursos Humanos, Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança, MAPA, Emater, Fiergs/ Conagro, Famurs, Sips, Acsurs, Fundesa e Cooperativa Ouro do Sul.