Hoje começa a terceira fase de pagamentos do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que permitirá a todos os cotistas, de qualquer idade, sacarem o saldo em lotéricas, unidades Caixa Aqui e nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil, dependendo do valor da cota a que têm direito.
Como fez no ano passado com o FGTS, para tentar reaquecer a economia, o governo decidiu neste ano liberar também o saldo do PIS/Pasep a todos que tiveram carteira assinada ou foram servidores públicos de janeiro de 1971 a outubro de 1988.
Antes dessa decisão do governo, anualmente tinham direito ao saque somente quem já estivesse aposentado ou chegado aos 70 anos de idade.
A liberação geral do recurso neste ano começou em junho e foi feita em fases. A primeira ocorreu de 18 a 29 de junho e permitiu o saque apenas aos trabalhadores com 57 anos ou mais.
A segunda fase de pagamentos começou no último dia 8, para trabalhadores de todas as idades, mas somente àqueles correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Esta terceira fase, que dá direito geral à retirada, vai até o próximo dia 28 de setembro. Quem não sacar até lá terá de esperar a aposentadoria ou – a partir de agora – chegar aos 60 anos.