Com vontade de aprender e se perguntar como funciona o armazenamento em nuvem? Então você está no lugar certo. Armazenamento na núvem(abre em nova aba)tornou-se mainstream nos últimos anos. Tornou-se o favorito das empresas on-line e de qualquer pessoa que trabalhe remotamente.
As nuvens têm muitas vantagens, mas os maiores benefícios do armazenamento em nuvem são a capacidade de compartilhar e colaborar em arquivos instantaneamente. Outro grande positivo para o armazenamento em nuvem é a capacidade de fazer backup de arquivos(abre em nova aba)em um local seguro, bem fora do alcance de desastres locais e mau funcionamento do dispositivo.
Mas como funciona o armazenamento em nuvem e o que o diferencia de salvar dados e arquivos digitais diretamente no disco rígido do seu computador(abre em nova aba)? Existem dois tipos diferentes de serviços de armazenamento em nuvem agora disponíveis para usuários da web: armazenamento em nuvem tradicional e descentralizado. Além disso, vários provedores de armazenamento em nuvem empregam muitos outros recursos exclusivos.
O que é armazenamento em nuvem?
Os dados digitais precisam ser armazenados em algum lugar. No caso do seu computador ou desktop, tudo é salvo localmente no disco rígido do dispositivo.
Mais especificamente, seus dados são mantidos em um HDD, SSD ou na memória flash ou RAM do computador. Como isso é feito é um pouco complicado, mas tudo que você precisa saber é que seu dispositivo tem um local para armazenar dados eletrônicos. Se isso não acontecer, você não pode salvar nada.
Com o armazenamento em nuvem, por outro lado, as informações são armazenadas em data centers (mantidos por terceiros como Amazon, Google, Apple e outros) localizados em todo o mundo. Quando você decide salvar um arquivo ou foto em um armazenamento em nuvem(abre em nova aba)serviço, esse conteúdo é enviado pela Internet para os servidores do provedor de armazenamento em nuvem escolhido.
Servidores são grandes computadores que armazenam, transmitem e processam grandes quantidades de dados. Todos os serviços em nuvem hospedam (ou alugam) servidores para armazenar dados do usuário.
Armazenamento em nuvem tradicional
O que está descrito acima é o armazenamento em nuvem tradicional. Com o armazenamento em nuvem tradicional, os usuários escolhem o arquivo que desejam salvar, carregam-no para os servidores de seus provedores de nuvem pela Web e, em seguida, baixam-no desses servidores sempre que (ou alguém que eles permitiram) precisar acessar o arquivo.
Em suma, um serviço de nuvem é como um disco rígido online gigante, executado por outra pessoa, no qual você pode armazenar coisas e acessar a qualquer momento de diferentes dispositivos e locais, desde que tenha as credenciais de login.
O armazenamento em nuvem tradicional é ótimo porque muitas vezes você pode armazenar muito mais dados do que seu computador pode armazenar fisicamente por uma taxa relativamente pequena. Além disso, você pode acessar informações de vários dispositivos de maneira fácil e conveniente. As empresas podem escalar rapidamente e terceirizar os custos de hardware e TI. Além disso, os dados geralmente ficam mais seguros na nuvem. Ninguém vai derramar café em um servidor (espero).
As desvantagens do armazenamento tradicional são a falta de controle e privacidade(abre em nova aba)de informação. Depois de entregar seu arquivo ou foto ou qualquer outra coisa para a empresa que hospeda seu armazenamento, eles podem fazer o que quiserem com ele.
Armazenamento em nuvem descentralizado
O armazenamento em nuvem tradicional é bastante simples, mas se você está preocupado com sua privacidade e não gosta da quantidade de poder que a Big Tech tem na Internet, o armazenamento em nuvem descentralizado pode lhe interessar. Um ótimo exemplo de nuvem descentralizada é o Internxt, cujo serviço protege os arquivos e informações dos usuários de forma diferente de um provedor tradicional.
O armazenamento em nuvem descentralizado ainda envia arquivos pela Internet, mas os dados dos usuários são espalhados por uma rede ponto a ponto, em vez de hospedar informações em grandes centros de servidores centralizados.
Uma rede peer-to-peer é uma rede de computadores, servidores(abre em nova aba)e outros dispositivos que hospedam e trocam informações. Muitas vezes, esses dispositivos hospedam quantidades menores de dados do que um servidor, mas com hosts individuais suficientes, eles podem armazenar a mesma quantidade de dados.
Só porque seus dados são hospedados por indivíduos ou outros usuários que optam pela rede ponto a ponto não significa que eles tenham acesso aos dados que armazenam. As informações armazenadas em uma nuvem descentralizada são criptografadas e fragmentadas antes de serem carregadas na rede.
Basicamente, todas as informações que você armazena em uma nuvem descentralizada são embaralhadas além da compreensão, e você, nem mesmo o provedor de serviços em nuvem, pode recuperar e acessar seus dados.
Recursos extras de armazenamento em nuvem
Embora existam apenas dois tipos principais de armazenamento em nuvem, existem vários recursos diferentes oferecidos por vários provedores. Todas as nuvens funcionam como mencionado acima, mas muitas adicionam recursos adicionais para melhorar a segurança, usabilidade, conveniência, privacidade, etc. Fique de olho nos recursos extras abaixo, pois todos eles são complementos fantásticos para qualquer serviço de armazenamento em nuvem.
Armazenamento criptografado de ponta a ponta: uma nuvem com criptografia de ponta a ponta(abre em nova aba)embaralha os dados antes que eles saiam do seu dispositivo, e os arquivos que você carrega permanecem criptografados (ou seja, ilegíveis durante todo o processo).
Código aberto: código aberto(abre em nova aba)armazenamento em nuvem significa que o código-fonte em que a nuvem é executada é tornado público, para que qualquer pessoa possa verificar o serviço, certificando-se de que é seguro e que o provedor não está tramando nada obscuro.
Uploads e downloads ilimitados: alguns provedores limitam as velocidades de upload e download, como provedores de celular. Se você estiver movendo arquivos grandes, esse recurso é obrigatório.
Compatibilidade com vários dispositivos: certifique-se de que a nuvem que você escolher é compatível com seus dispositivos. O ponto principal do serviço em nuvem é acessá-lo em qualquer lugar e a qualquer hora. Quanto mais dispositivos e sistemas operacionais, melhor.
Ferramentas de colaboração: poder compartilhar rapidamente e editar o mesmo arquivo é crucial nos negócios e no trabalho criativo compartilhado. Nem todos os serviços permitem que mais de um usuário acesse as informações.
2FA e outros protocolos de segurança: a autenticação de dois fatores (2FA) melhora drasticamente a segurança de uma conta na nuvem. Vários outros recursos de segurança também estão disponíveis.
Redundância: Redundância significa que os dados são armazenados em mais de um servidor e (geralmente) com várias fontes de energia. O armazenamento descentralizado possui redundância integrada, protegendo os usuários contra perda de dados devido a mau funcionamento do hardware do host ou perda de energia.
Ecossistemas digitais abrangentes: muitos serviços de armazenamento em nuvem vêm empacotados com outros serviços digitais (como o Google Workspace) ou são compatíveis nativamente com outros serviços digitais oferecidos por outras empresas.
Políticas de privacidade que priorizam o usuário: leia os termos de serviço ou TOS de qualquer serviço de nuvem que você considere usar. Certifique-se de que eles não acessarão seus dados! Não há nenhuma boa razão para desistir de sua privacidade.
Por que você deve confiar no armazenamento em nuvem
Os aspectos positivos de segurança e seguro dos serviços de nuvem modernos superam em muito a maioria dos aspectos negativos de privacidade. Se você ainda está preocupado com uma corporação espiando e coletando seus dados, vá com uma nuvem descentralizada, mas se isso não for uma grande preocupação para você, qualquer serviço de nuvem respeitável deve resolver o problema.