Como a tecnologia está melhorando o bem-estar dos estudantes nas escolas. Foto: Divulgação
Na era digital que estamos vivendo, as tecnologias que conhecemos têm passado por frequentes transformações, e que impactam diretamente às nossas vidas. No ambiente escolar, não é diferente, com o aumento das aulas virtuais, ou semipresenciais, assim como em facilitar aos estudantes o acesso ao conhecimento através de sites de busca e pela leitura de artigos científicos.
Através de uma série de ações, é perceptível que a tecnologia se torna uma grande aliada para melhorar o desempenho dos estudantes, auxiliando no acesso a informações complementares. Além disso, com escolas bem estruturadas de equipamentos, os avanços poderão ser ainda melhores.
Esse avanço, no entanto, ainda depende da superação de gargalos de infraestrutura. Conforme alerta a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, muitas instituições enfrentam um verdadeiro apagão digital, o que impede a plena aplicação de soluções tecnológicas.
São muitas as possibilidades de equipamentos, programas e sistemas tecnológicos que podem ser aplicados nas escolas. Neste texto, você vai conhecer alguns exemplos que impactam positivamente na rotina dos alunos.
Considerando também a gestão da escola, um tipo de tecnologia que pode ser aplicado envolve a utilização de softwares responsáveis por auxiliar no gerenciamento de informações sobre os alunos, como notas e faltas. Isso contribui para que a abordagem pedagógica seja de maior atenção para os estudantes que estão com dificuldade em alguma disciplina, ou com um número elevado de ausências nas aulas.
Para os professores, outro exemplo está com o uso de smartphones e tablets, com o acesso a atividades pedagógicas. Eles podem ser importantes para localizar exercícios, realizar pesquisas, e fazer o download de livros e artigos. Da mesma forma, os docentes poderão localizar diferentes plataformas de aprendizagem, e colocar lições diferenciadas em prática para os alunos.
Considerando a infraestrutura da escola, um passo positivo de investimento tecnológico envolve a aquisição de câmeras de segurança, para monitorar a unidade de ensino e o seu entorno, de forma a evitar qualquer situação atípica. Outro exemplo é a instalação de detector de fumaça em ambientes fechados, de modo a emitir sinais diante de qualquer partícula de fumaça existente, mesmo em pequenas quantidades.
Entre os benefícios para os alunos ao implantar tecnologias nas escolas, o principal deles é proporcionar o aumento do interesse nas aulas. Com isso, os estudantes estarão motivados a aprender mais, e passarão a ter melhor desempenho nas provas da própria escola ou em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Da mesma forma, o uso de sistemas tecnológicos contribui para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes. É um fator positivo, para que eles possam desenvolver uma série de ações criativas, como desenvolver jogos, criar apresentações, produzir vídeos e localizar trabalhos criativos mundo afora, para que possam se inspirar durante uma tarefa.
Além disso, outro benefício é aliar a tecnologia com recursos analógicos, como cadernos e livros físicos, de modo que o estudante tenha a possibilidade de conhecer múltiplas formas de se adaptar com as aulas, e ter mais autonomia na hora de decidir qual é a melhor forma para aprender.
O uso da tecnologia em sala de aula precisou ser ampliado durante a pandemia da Covid-19. Com o fechamento das escolas por causa do coronavírus, os professores e diretores precisaram se adaptar rapidamente às aulas virtuais, utilizando as ferramentas já existentes para garantir o ensino às crianças e adolescentes sem perder a qualidade das aulas.
Passado esse desafio, com o retorno das aulas presenciais, as aulas passaram a ser mais conectadas, com a exibição de vídeos, filmes e documentários, além de apresentações mais criativas. Mais recentemente, com a chegada de novas ferramentas de inteligência artificial, a tecnologia no ambiente escolar se tornou ainda mais efetiva.
Esse avanço, no entanto, também levou o governo a refletir sobre os limites do uso de dispositivos móveis em sala de aula. Em 2025, foi sancionada uma nova legislação que regulamenta esse tema nas escolas brasileiras, como informa o site oficial do MEC.
Aplicar ferramentas tecnológicas em sala de aula traz muitas vantagens para os estudantes, que conseguem se desenvolver de maneira mais assertiva. Com um acompanhamento de professores e da direção escolar, é possível garantir que o desempenho de todos os alunos seja melhorado, entendendo as necessidades de cada criança e adolescente.
Da mesma forma, a tecnologia permite integrar o que é aplicado em sala de aula com ferramentas de uso cotidiano pelos próprios alunos, como os celulares. Para a realização de pesquisas, eles podem utilizar seus aparelhos para realizar consultas, e fazer apresentações diferenciadas.
Ou seja, garantir um ambiente escolar com um bom aparato tecnológico é uma medida eficaz para que crianças e adolescentes possam se desenvolver com autonomia, além de garantir mais qualidade de vida.
Um carro e as drogas foram apreendidos e encaminhados para a polícia judiciária em Bagé
A iniciativa, promovida pelo DetranRS, busca ampliar o acesso à carteira de motorista e facilitar…
As ações foram voltadas para o bem-estar e a saúde dos participantes
A iniciativa faz parte do programa E + Economia e tem como objetivo levar economia…
Sabe aquela sensação de se enrolar em toalhas de hotel — macias, cheirosas e volumosas?…
A prática, além de dolorosa e ineficaz para castração, configura crime de maus-tratos
This website uses cookies.