Search
SOLIDARIEDADE

Comunidade em Portugal se une e envia toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Mais de 250 paletes com itens de primeira necessidade foram arrecadados e enviados para as vítimas das cheias
Mais de 250 paletes com itens de primeira necessidade foram arrecadados e enviados para as vítimas das cheias.
Foto: Acústica FM

A solidariedade esteve em pauta no Programa Primeira Hora desta quarta-feira (05). As voluntárias Tarline Münchow Wachholz, Camila Fernandes e Mariana Guimarães falaram sobre as ações da Comunidade Internacional de Portugal que destinou para vítimas das cheias no Rio Grande do Sul.

O País inteiro se mobilizou, e um grupo, formado majoritariamente por mulheres gaúchas e integrantes de outros estados brasileiros, tomou a frente da iniciativa, que se dividiu entre logística, preparação e triagem de donativos. A ação contou diversas pessoas, de forma espontânea e solidária, abriram novos pontos de coleta por toda Portugal.

Conforme as voluntárias, os colaboradores estiveram presentes 24 horas por dia durante 10 dias consecutivos, para ajudar esta iniciativa. A operação Lisboa-Porto envolveu a doação de aproximadamente 250paletes, com mais de 5.940 caixas de papelão e o empréstimo de empilhadeiras.

Em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa e o Ministério dos Portos e Aeroportos, o primeiro avião levando os primeiros itens de necessidade ao Rio Grande do Sul, como cobertores, mantas e roupas de frio, saiu de Lisboa no dia 17 de maio de 2024 no voo JJ 8147 da Cia Aérea Latam. O segundo avião, saiu de Lisboa no dia 28 de maio de 2024 com mais de 11 toneladas de donativos em 1.195 caixas, contemplando fraldas, produtos de higiene pessoal e roupas de frio.

Confira a participação das voluntárias da operação Lisboa

Tags: chuvas, Doações, lisboa, portugal, RS