Moradores de Mariana Pimentel realizaram uma manifestação pacífica na manhã desta quinta-feira (26), em frente a unidade básica de saúde (UBS). A comunidade reivindica o acesso aos medicamentos de uso contínuos, o qual afirmam que não são disponibilizados há mais de um mês.
Conforme os manifestantes, a atual gestão afirma que houve o encerramento no último dia 20 de dezembro, com isto impossibilitando a liberação de medicamentos. Dentre os populares que dependem da retirada de remédios, há pacientes em tratamento de doenças cardíacas, psiquiátricas e pulmonares.
Os vereadores eleitos Eva Golanski, Carlos Kowalski e Wilson Michaelsen participaram junto ao povo da manifestação em frente a UBS. Segundo a vereadora, em novembro foi solicitado um pedido de esclarecimento ao secretário de saúde, Dionathan Brezezinski, em relação a falta de medicamentos de uso contínuo. Ela afirma que o documento foi recebido pelo gestor, mas a resposta formal não foi entregue aos parlamentares:
“A nossa preocupação é a seguinte, assume uma nova gestão no dia primeiro, no dia 02 o povo estará na UBS. Há uma burocracia a ser realizada, como vai ser?”, disse a vereadora.
Prefeitura de Mariana Pimentel
Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o secretário municipal de saúde, Dionathan Brezezinski, manifestou o posicionamento da Prefeitura de Mariana Pimentel. Ele afirma que haverá uma resolução para a contratação emergencial de um farmacêutico:
“Encerrou o contrato do Farmacêutico no último dia 20 de dezembro, e estamos com um processo seletivo e um concurso em andamento. Provavelmente realizaremos uma contratação emergencial para resolvermos a nossa parte”, afirma o secretário.
Questionado sobre porque o município não optou por realizar um contrato emergencial direto, se já estava programa o encerramento do atual contrato:
“Como haverá a entrada de uma nova gestão no próximo dia primeiro, há a situação do concurso e eles devem decidir se haverá o chamamento. Prevíamos isso, mas a questão que complica é conseguir um farmacêutico. É uma profissão que está difícil de conseguir, principalmente por ser uma vaga de curto tempo”, destaca o gestor.
Segundo o secretário, a contratação emergencial ocorrerá por meio de um consórcio. Ele afirma que há previsão de chamar o profissional o mais breve o possível para normalizar a liberação de medicamentos em Mariana Pimentel.
Sobre a carência de medicamentos de uso contínuo, ele afirma que cada caso é preciso ser analisado de forma individual. A UBS fornece medicamentos por meio de farmácia do estado e medicamento do município. O farmacêutico que estava no cargo realizou um inventário que foi encaminhado ao gabinete de transição do governo eleito.