Search
[adsforwp-group id="156022"]

Comunidade pomerana será tema de audiência pública em Camaquã

img_5890_foto_1.jpg

Com o objetivo de posicionar os pomeranos da Serra dos Tapes, na região turística da Costa Doce, no contexto da política nacional de direitos aos povos tradicionais, o deputado estadual Zé Nunes (PT) organiza uma série de audiências públicas que discutirá a identidade da população pomerana.

Em Camaquã o evento acontece na próxima quinta-feira (26), às 20h, na Sociedade Agrícola Feliz na localidade de Santa Auta. O evento vai tratar de questões como resgate histórico, valorização de autoestima, fortalecimento de laços históricos, preservação de memória e identidade, enaltecendo hábitos, costumes e vocações tradicionais.

De acordo com o deputado estadual Zé Nunes (PT), proponente da audiência, o intuito é deflagrar um processo de mobilização para a auto declaração dos pomeranos. “O foco da nossa audiência pública será a apresentação da política nacional de direitos aos povos tradicionais com ênfase nos pomeranos. Preservar está cultura transformando em vetor de desenvolvimento local com inclusão social e produtiva”, explicou.

Danças, vestimentas, métodos de trabalho com a agricultura familiar, utilização de ervas como uso medicinal, gastronomia, pesca, modo de plantar, modo de organizar a propriedade, relação com o mundo constituem esta identidade e o pertencimento a cultura pomerana. Além de Camaquã, o evento já passou por São Lourenço do Sul e Canguçu, e é realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em parceria com o Núcleo Educamemória da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Ouça entrevista completa: