Visando diversificar, estimular e ampliar a produção de arroz no país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade aos leilões de contrato de opção de venda (COV) do grão. Na próxima sexta-feira (20), serão ofertados 16.241 contratos de 27 toneladas cada. O pregão será realizado a partir das 9 horas, por meio do Sistema de Comercialização Eletrônico da Conab (Siscoe).
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Ao todo, serão realizados seis leilões com objetivo de dar a opção de venda futura ao produtor do arroz para o governo federal. Os três primeiros serão destinados exclusivamente para a agricultura familiar, produtores rurais e cooperativas que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Os demais serão de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de arroz poderão participar, inclusive agricultores familiares.
Para participar dos leilões é necessário estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican) e cumprir as exigências dos avisos específicos, além de estar associado a uma Bolsa de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros.
A oferta será para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Para os estados mineiros e paranaenses os contratos terão vencimento em 30 de julho de 2025. Já para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o vencimento será em 30 de agosto do ano que vem. Para Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, os contratos vencem em 30 de outubro de 2025. Os valores de venda também estão estabelecidos de acordo com os prazos de cada vencimento.
Até o momento, a Companhia já negociou 2.325 contratos. Para realizar as operações, o governo federal destinou à Conab cerca de R$ 1 bilhão, para a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2 da safra 2024/25.