Em entrevista exclusiva, concedida para a Rádio Acústica FM, o Diretor Superintendente da Ecosul (agora Ecovia Sul), Fabiano Medeiros, esclareceu detalhes sobre a mudança de nome da empresa e o futuro da concessão de pedágio da BR-116/392, cujo contrato termina em março de 2026.
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Medeiros explicou que a mudança de nome para Ecovia Sul é apenas uma alteração na marca fantasia, parte de uma remodelação do grupo Ecorodovias. O contrato de concessão, a razão social da empresa e os serviços prestados permanecem os mesmos.
Ministério dos Transportes trabalha em licitação para o pedágios da região sul
O diretor confirmou que o contrato de pedágio termina em março de 2026 e que o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, tem afirmado que trabalha em um novo processo licitatório para uma nova concessão a partir dessa data. Medeiros ressaltou a importância da continuidade do programa de concessão para garantir a manutenção da infraestrutura, os serviços de atendimento aos usuários (guincho, ambulância) e a preservação dos empregos (atualmente, a Ecovia Sul emprega diretamente 140 pessoas).
Sobre o período de transição após o término do contrato, Medeiros mencionou a possibilidade de uma “concessão tampão”, com duração máxima de dois anos, em que a Ecovia Sul (ou outra empresa) poderia continuar prestando serviços, mas com condições e tarifas a serem negociadas com o governo federal. Ele mencionou que, nesse cenário, a tarifa provavelmente seria reduzida em cerca de 50%, mas o valor exato dependeria das condições estabelecidas.
O tema foi abordado durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12) em Pelotas. O encontro ocorreu na Associação Comercial de Pelotas e contou com a presença de diversas lideranças. A Rádio Acústica FM esteve presente, acompanhando os detalhes.
Acompanhe a entrevista concedida para a Rádio Acústica FM: