A frente fria que vem provocando temporais no Estado está se deslocando em direção a Santa Catarina. Com isso, a chuva forte vai se transformando em garoas e o sol volta a aparecer nos próximos dias. A exceção, até quinta-feira, são as regiões Norte e Serra, que ainda poderão ter pancadas intensas. Esse acumulado localizado pode espalhar problemas em outras regiões, já que as cabeceiras de rios importantes estão nas áreas que ainda terão chuvarada.
— Como o solo já está bem úmido, não consegue reter mais nenhuma chuva, então escoa tudo para os rios e o nível da água vai seguir bastante elevado — explica a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo.
Além disso, a entrada de uma massa de ar frio deve reduzir a temperatura no Estado. Nesta terça-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima chegou a 35°C em São Luiz Gonzaga, nas Missões. Na quarta, os termômetros por lá não deverão passar dos 27°C, enquanto a mínima pode ser de 19°C.
Veja como fica a previsão para os próximos dias:
Quarta-feira: no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste, o sol aparece pouco e, mesmo com a grande quantidade de nuvens, só há possibilidade de garoa ao amanhecer. Na Região Central e nas Missões, o dia será de muita nebulosidade, chove com fraca a moderada intensidade pela manhã e há possibilidade de garoa à tarde e à noite. Na Capital e no Litoral Norte, o predomínio é de céu encoberto e chove a qualquer hora do dia, com intensidade que varia de fraca a, no máximo, moderada. Ainda há possibilidade de chuva moderada a forte na Serra e no Norte durante toda quarta. A previsão é de acumulado em torno de 60mm (cerca de 40% da média mensal) e de até 80mm no Norte( cerca de metade do previsto para outubro). A temperatura diminui em todo o Estado e a sensação é de frio: na Capital, varia entre 16°C e 23°C; em Bagé, de 12°C a 24°C, e em Passo Fundo, 19°C a 26°C.
Quinta-feira: a instabilidade permanece na faixa norte do Estado. Há risco de temporais na Serra e no Norte, principalmente entre a madrugada e o início da tarde. Os acumulados permanecem altos como os de quarta. Nas Missões, o dia fica nublado e pode chover a qualquer hora, mas não de forma intensa. No Litoral Norte e na Região Metropolitana, amanhece nublado com possibilidade de garoa, mas o sol aparece à tarde. Sol entre muitas nuvens no decorrer do dia, mas sem chuva, nas demais áreas do Estado. Há risco de vento forte na costa. Temperaturas permanecem mais amenas: Rio Grande tem marcas entre 15°C e 20°C, Santa Maria de 14°C a 25°C e Porto Alegre de 15°C a 21°C.
Sexta-feira: a frente fria perde força e a chuvarada deve dar trégua em todo o RS. Deve ter nebulosidade na faixa Leste e Norte e garoa na Serra e no Litoral Norte. A região de Porto Alegre deve ter nebulosidade variável, mas sem chuva. Na Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Missões, o sol deve aparecer com força e o tempo fica firme. A Capital deve registrar temperatura entre 15°C e 25°C, Erechim de 16°C a 22°C e Caxias do Sul de 18°C a 22°C.