Search
[adsforwp-group id="156022"]

Confirmada morte de menino de Cachoeirinha por meningite

img_4157_foto_1.jpg

A prefeitura de Gravataí confirmou a morte por meningite de um menino de 8 anos na madrugada desta quinta-feira (30). Ele era morador do Bairro Fátima, de Cachoeirinha. Matheus Silva deu entrada no posto de Saúde de Gravataí às 10h de ontem e morreu na madrugada de hoje. Não há confirmação ainda sobre o tipo de meningite que o menino contraiu.

O município de Cachoeirinha chegou a decretar emergência este ano por surto comunitário de meningite no Bairro Jardim Betânia. A cidade teve quatro casos documentados de meningite C, com dois óbitos. Todos os pacientes que contraíram a doença eram do bairro.

Por causa do surto, um mutirão vacinou 1,6 mil moradores contra meningite no Jardim Betânia. No entanto, o bairro onde Martheus Silva morava não foi alvo das vacinas. A Justiça chegou a determinar a ampliação da aplicação das doses em todo o município, porém a prefeitura de Cachoeirinha alegou que não havia como cumprir a decisão.

Conforme o último balanço da Secretaria da Saúde, o Estado registrou 13 mortes causadas por meningite bacteriana em 2015, contra três e 2014. Foram 48 casos confirmados de meningite bacteriana, contra 35 no ano passado. Dos óbitos confirmados em 2015 pela doença, quatro foram provocados pela meningite do tipo B, quatro pelo tipo C e cinco não foram identificados.