Search
[adsforwp-group id="156022"]

Congresso Nacional mantém veto à proposta que mudaria aposentadoria

img_5007_foto_1.jpg

O Congresso Nacional suspendeu a sessão que deveria analisar 32 vetos da presidente Dilma Roussef, por falta de quórum, na noite de terça-feira (22). Em sete horas de sessão, os parlamentares votaram 26 dos 32 vetos. Todos foram mantidos. Entre eles, o que acabaria com o fator previdenciário e estabeleceria a regra 85-95 para a aposentadoria.

Ficou faltando, ainda, a análise de vetos polêmicos, como o do reajuste de até 78% para servidores do Judiciário. A votação dependerá agora de uma nova sessão conjunta do Congresso, em data a ser definida.

O projeto do fator previdenciário foi o primeiro a ter o veto mantido. Caso fosse derrubado, o governo estimava um gasto adicional com a Previdência de R$ 135 bilhões até 2035. No lugar desse projeto, foi editada a medida que propõe regra de transição com a primeira mudança programada para 2017. Outros vetos mantidos tratam do projeto sobre fusão de partidos políticos, da Lei Geral de Antenas e de pontos do novo Código de processo Civil.

Ainda faltam ser votados pontos polêmicos como o que trata do reajuste dos servidores do Judiciário e o que estende a política de reajuste do salário mínimo a aposentados e pensionistas.