Search

Conheça as locadoras de vídeo que resistem à era de streaming em Camaquã

Sucesso nos anos 90 e 2000, o hábito de alugar filmes em DVD ou VHS nas locadoras de vídeo resiste em Camaquã. Apesar de perder espaço para as mídias digitais, ainda existem locadoras no município, inclusive de VHS. A pirataria e as plataformas de streaming, como por exemplo, a Netflix, acabaram tomando o protagonismo no cenário.

As famílias ficavam um bom tempo escolhendo um filme ou assistiam o mesmo longa repetidas vezes. Segunda-feira, dia de devolução, tinha que entregar a fita rebobinada, posteriormente isso foi extinto com a chegada da era do DVD.

Em entrevista para a reportagem de Acústica FM, os donos dos estabelecimentos, Cláudio Costa, de 63 anos, e Odone Jardim, de 61, contam um pouco da história dos locais que faziam sucesso em Camaquã. Jardim é dono da locadora Vitasul e Cláudio é o proprietário da K7 Vídeo Locadora. Ambas as locadoras têm aproximadamente 30 anos de atividade.

 

A pirataria e as mídias de streaming vieram para distanciar o público das locadoras. “O calcanhar de Aquiles da locadora sempre foi a pirataria”, afirma Odone. De acordo com o proprietário da Vitasul, com a facilidade de assistir um filme nas plataformas como a Netflix ou até mesmo efetuar download (baixar) os longas logo após sair do cinema foi um fator para que o setor entrasse em queda.

Os clientes

Quem aprecia selecionar uma mídia física, dedicar algum tempo para ficar escolhendo um filme no estabelecimento e um atendimento com recomendações, é o cliente fiel das locadoras. Esses, são o público que mantém essa cultura de pé. Dono da K7 Vídeo Locadora, Cláudio Costa, revela que nos finais de semana eram centenas de filmes locados. “Era uma loucura! não tinha nada que dava!”, destaca Costa.

O empresário ainda relata que caso ele decida fechar a locadora, os filmes serão guardados. “Isso aqui é um acervo fantástico, muitos colégios procuraram aqui, filmes históricos, filmes épicos e bíblicos”, finaliza o empresário.

Cláudio e Odone relatam que a tendência do setor é acabar, mas enquanto puderem, o negócio seguirá firme.

Endereços

K7 Vídeo Locadora: Rua Júlio de Castilhos, nº 347, no centro da cidade.

Telefone: 3671-4860

Vitasul Vídeo Locadora: Rua Álvaro Macedo, nº 341, no centro da cidade.

Telefone: 3671-3112