Search
[adsforwp-group id="156022"]

Conheça o Sistema 3As de controle da pandemia do Rio Grande do Sul

img_41755_foto_1.jpg

Com base em critérios sanitários e atendendo as necessidades de 21 regiões, o governo gaúcho alterou o modelo de controle da pandemia no Rio Grande do Sul. O sistema será organizado com base em 3As, sendo eles: Aviso, Alerta e Ação, apresentadas na tarde desta sexta-feira (14), pelo governador Eduardo Leite. O formato de bandeira vermelha segue em vigência até este sábado (15) no Estado.

De acordo com Leite, o seguimento “Aviso” será utilizado para chamar atenção de aumento de indicadores das regiões, mas sem obrigações impostas pelo governo. 

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Quando ocorrer o “Alerta”, trata-se de um problema grave nos locais, logo o gabinete de crise emite um alerta para a região responder oficialmente a situação e monitoramento da região, sinalizado no mapa do Estado. O comitê regional irá avaliar a situação para dentro de 48h acontecer uma “Ação”: “a região terá que responder e apontar providências para alteração e divulgação no site de monitoramento”, detalha Leite.

O gabinete de crise estará monitoramento os índices de cada região com base no processo de 3As. O monitoramento será realizado pela equipe técnica do governo, através do GT Saúde do Comitê de Dados, com dados divulgados por meio de boletins divulgados em novo site (Sistema3as.re.gov.br). 

Conforme Leite, houve uma redução de 143 indicadores para 42 grupos de atividades, a organização ocorreu por nível de risco através de estudos realizados por universidades e pesquisas. Um protocolo padrão com uso obrigatório de máscaras serão mantidos pelo governo do Estado e devem ser seguidos por todos os municípios. Uma parte variável para regiões, irão permitir maior autonomia dos prefeitos dentro das 21 regiões.

Camaquã pertence a região Guaiba, clique aqui para conferir os indicadores. Confira aqui a proposta apresentada nesta tarde pelo governador.