Search
[adsforwp-group id="156022"]
HOMENAGEM

Conselheiro do Cremers, Manoel Trindade, recebe título de Professor Honoris Causa

O título será entregue pela primeira vez na história da Universidade Federal do Rio Grande
Chuvas e aumento de temperaturas: Defesa Civil emite alerta para a Zona Sul
Foto: Divulgação

O coordenador das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), conselheiro Manoel Trindade, receberá o título de Professor Honoris Causa pelos relevantes serviços prestados à Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A cerimônia de entrega ocorre na terça-feira (20), em Rio Grande.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Há mais de quatro décadas, Trindade contribui para o desenvolvimento técnico e profissional de professores e acadêmicos. Nos anos 1990, de forma pioneira, levou a cirurgia videolaparoscópica para Rio Grande, quando essa modalidade cirúrgica ainda era incipiente no mundo.

Autor e coautor em mais de 300 artigos científicos, ministrou diversos cursos teóricos e práticos, presenciais e com cirurgias ao vivo, aos professores de Cirurgia da Furg que transmitiram conhecimento a muitas gerações de residentes, hoje, cirurgiões que executam rotineiramente essa técnica.

Trindade também foi o interlocutor entre professores da Furg e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), proporcionando a conclusão do Mestrado e do Doutorado aos docentes.

Atualmente, é professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e professor orientador de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina -Cirurgia.

Conselheiro do Cremers, Manoel Trindade, recebe título de Professor Honoris Causa
Foto: Cremers / Divulgação

Cremers

Criados pelo Decreto-Lei n° 7.955, de 1945, os Conselhos Regionais de Medicina não se implantaram desde logo, face à necessidade de definir suas atribuições.

A Lei n° 3.268, de 30 de setembro de 1957, publicada no Diário Oficial da União em 4 de outubro do mesmo ano, conferiu o status de autarquia ao Conselho Federal de Medicina e aos CRMs. Também, para a instalação dos Conselhos Regionais, o Conselho Federal de Medicina emitiu a Resolução n° 1, de 17 de dezembro de 1957, tendo como anexo o modelo de formulário para inscrição nos CRMs.

Seguiu-se o Decreto n° 44.045, de 19 de julho de 1958, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 daquele mês, aprovando o regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais e criando o sistema numérico de inscrições que identifica o médico para o exercício da profissão.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul estruturou-se, a partir da nova lei, no ano de 1958, embora tenha iniciado sua trajetória no estado no ano de 1952, tendo como seu primeiro presidente o Professor Dr. Luiz Francisco Guerra Blessmann, patrono da cadeira n° 43 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.

Na realidade, a 6 de maio de 1952 ocorreu a eleição para o primeiro Conselho de Medicina do RS, na sede do Sindicato dos Médicos de Porto Alegre, coordenada pelo Professor Alvaro Barcellos Ferreira, então presidente do Sindicato, e obedecendo “às instruções baixadas pelo Conselho Federal de Medicina criado pelo Decreto-Lei n° 7.955”. Os trabalhos de apuração se deram naquela sede, sita à Rua dos Andradas, número 1.117, em Porto Alegre, tendo votado 115 médicos, dos quais 31 da capital e 84 do interior (por correspondência), dos 138 médicos inscritos na folha de votantes.

O Conselho, apurados os votos, ficou assim constituído: Efetivos – Luiz Francisco Guerra Blessmann, Gabino Prates da Fonseca, Ivo Correa Meyer, Othon Soares de Freitas e Nino Marsiaj; Suplentes – Leonidas Palmeiro de Escobar, João Guilherme Valentim, Coraldino Lupi Duarte, Manuel Loforte Gonçalves e Luiz Gabriel Fayet.

Em 16 de maio daquele ano, realizou-se a eleição da primeira diretoria do Cremers, cabendo a presidência ao D. Guerra Blessmann, tendo como Vice-Presidente o Dr. Ivo Correa Meyer, sendo escolhido também o Delegado junto ao Conselho Federal de Medicina, com sede no Rio de Janeiro, na pessoa do Dr. Alvaro Tavares de Souza. A posse solene se deu no salão nobre da Faculdade de Medicina de Porto Alegre no dia 27 de maio, ordenada pelo Dr. Alvaro Barcellos Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos de Porto Alegre.

Coube ao Dr. José Luiz Tavares Flores Soares, como presidente do Cremers, organizar a entidade, tendo por base a Lei 3.268/57, e dar posse à diretoria eleita do Cremers dentro do novo ordenamento jurídico, que teve a presidi-la o Dr. Breno Couto Barcellos. O Dr. Flores Soares foi o presidente que comandou a entidade de 1956 a 1958, tendo recebido o registro número 1.

A Lei 3.268/57, assinada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, oficializou os CRMs como autarquias federais com o poder e o dever de normatizar, fiscalizar e julgar o exercício profissional dos médicos.

A partir de 2020, todos os serviços do Cremers passaram a ser oferecidos também de forma on-line, através do site e do aplicativo do Conselho. Logo no início da pandemia de Covid-19, o Cremers foi o primeiro CRM a criar uma plataforma eletrônica para a emissão de receitas, atestados e solicitação de exames, facilitando o acesso a documentos e evitando a exposição de médicos e pacientes ao vírus. Em 2022, quando completou 70 anos, o Cremers fez questão de homenagear os médicos que atuaram durante a pandemia – muitos dos quais sucumbiram à doença. Nesse momento, surgiu o entendimento de que uma reestruturação se fazia necessária no Cremers. Em busca da integração e da modernização dos serviços da instituição, a fim de acompanhar a transformação digital já presente no cotidiano dos médicos, as antigas sedes das Delegacias Seccionais foram desativadas e concentradas em seis grandes regionais: Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. Além disso, a sede em Porto Alegre ganhou mais uma unidade: a nova unidade administrativa, com 250 metros quadrados, onde passarão a funcionar os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Contabilidade e Serviços.

Fonte: Ascom Cremers

Tags: Cremers