Em reunião, na manhã desta quinta-feira (27), o Conselho Superior da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) discutiu a situação o empate histórico ocorrido nas eleições para a diretoria da entidade no biênio 2025/2026. A Assembleia de Eleições, realizada no dia 04 de fevereiro, contou com a participação de 122 associados supermercadistas, resultando em 61 votos para cada uma das duas chapas concorrentes.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Diante da ausência de uma previsão estatutária para a resolução de empates nas eleições, o Conselho Superior se reuniu para buscar uma solução que atendesse aos interesses da entidade e de seus associados. Durante a reunião, que contou com a presença de nove dos dez conselheiros, foi proposta uma alternativa conciliatória: a divisão do mandato entre os dois candidatos.
A proposta, que foi aprovada por maioria, sugere que Antônio Cesa Longo permaneça na presidência até o final de 2025, enquanto Lindonor Peruzzo Jr assumiria o cargo em 2026. O parecer da maioria do Conselho Superior foi formalizado em ata, e agora será apresentado aos associados.
História da Agas
Fundada em 21 de janeiro de 1971, a AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados vem estimulando, há mais de quatro décadas, o desenvolvimento do autosserviço no sul do País. Foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual, além de premiações realizadas pelos fornecedores e encontros no Interior.
Sua história revela os desafios enfrentados pelo setor supermercadista no Rio Grande do Sul, e as soluções encontradas ao longo do tempo para aprimorar seu desempenho. A entidade teve como seu primeiro presidente Don Charles Bird, do então Supermercados Real – Grupo Joaquim Oliveira.
Em maio de 1972, Ivon Luiz de Oliveira, também da Cia. Joaquim Oliveira, assume a presidência da AGAS, e seu vice é Paulo Celso Feijó, dos Supermercados Econômico. É naquela gestão que são dados os primeiros passos no sentido de interiorização da entidade e é realizado, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, o primeiro encontro estadual do setor, que viria a ser o embrião para o surgimento da Convenção Gaúcha de Supermercados.
A diretoria seguinte, presidida por Paulo Celso Feijó, que dirigiu a entidade por três mandatos, centralizou sua atuação na divulgação e relacionamento da AGAS com autoridades e entidades congêneres e foi a precursora dos Encontros de Supermercados no Interior, realizados embrionariamente em Bento Gonçalves e Caxias do Sul.
No início dos anos 80, grandes realizações foram feitas. Na gestão de Pedro Zaffari, o 1º Encontro de Supermercadistas no Interior, a 1ª Convenção Gaúcha de Supermercados e os primeiros Cursos de Formação para Gerentes. Também nesse período é criada a Revista AGAS, em agosto de 1981, e inaugurada a sede social própria da entidade, em março de 1984. Na gestão de Lauro de Oliveira Lapa, foi criado o pioneiro troféu Carrinho de Ouro. Em 1986, sob o comando de Marcelo Zaffari, ficou evidenciado o fortalecimento da entidade no período da crise do Plano Cruzado.
Na década de 90, Paulo Afonso Feijó, que a exemplo de seu pai, Paulo Celso, viria a dirigir a entidade por três mandatos, levou a Convenção Gaúcha de Supermercados ao Centro de Convenções do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e depois, pela primeira vez ao interior, em Canela e Gramado, em 1992 e 1993. Este projeto impulsionaria o evento até levá-lo aos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
Primeiro gaúcho eleito para a diretoria da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, Paulo Afonso dá posse ao então vice-presidente João Carlos de Oliveira, dos Supermercados Real, que teve como foco a difusão de modernas técnicas de gestão e a criação do PAQ – Programa AGAS de Qualidade, cujo objetivo foi a sedimentação dos conceitos de Qualidade Total junto aos supermercados gaúchos.
Passadas quatro décadas, a entidade já era uma das responsáveis pela disseminação de informações e novas tecnologias e pelo aumento do volume de recursos aplicados na formação e qualificação dos profissionais do autosserviço, fomentando a competitividade através do aprimoramento de seus recursos humanos em níveis operacionais, táticos e estratégicos, por meio da Escola Nacional de Supermercados (ENS) e convênios com inúmeras entidades acadêmicas.
Outra importante função exercida pela AGAS é a de representar condignamente o seu setor econômico e empresarial em todas as esferas, junto a públicos internos e externos, participando de eventos regionais, nacionais e internacionais e colocando o Rio Grande do Sul na vanguarda do setor supermercadista. E, mais do que render homenagens àqueles que fizeram a AGAS, você acompanha aqui o desenrolar desta história de sucessos.
Em dezembro de 2002, João Carlos de Oliveira assumiu a presidência da Abras, tendo ficado em seu lugar o vice-presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, para exercer o mandato até março de 2004. Longo deu continuidade ao plano de gestão existente e ampliou-o criando uma nova atividade: as reuniões-almoço no Interior do Estado, denominadas AGAS ao Meio-Dia. As Convenções Regionais tiveram o amplo apoio da indústria fornecedora, que compareceu registrando crescimento nas vendas e participação em relação ao ano anterior.
Em agosto de 2003, foi instalado o departamento AGAS Jovem, formado por jovens empresários filhos de supermercadistas, que serão responsáveis pelas áreas de capacitação, pesquisa e visitas-técnicas. Em outubro do mesmo ano, foi implantado o Instituto de Responsabilidade Social, que cuida dos programas sociais voltados à comunidade que serão realizados em parceria com entidades do setor.
No âmbito interno, a AGAS realizou com seus funcionários o programa de qualidade 5 Ss e elaborou o Planejamento Estratégico. No ano de 2004, a AGAS consolidou seus eventos, qualificou ainda mais e agregou novas parcerias, buscando a satisfação e otimização dos negócios de seus associados.
Em 2005, foi implementado do departamento de Capacitação da AGAS, que está inovando com cursos de qualificação e desenvolvimento profissional em áreas técnicas e gerenciais. A entidade priorizou, também, o aperfeiçoamento de seus eventos para satisfazer seus associados.
Nos últimos três anos, a AGAS congregou mais de 200 mil pessoas em seus eventos, qualificando, informando e auxiliando na realização de negócios. A EXPOAGAS, que completou 35 anos em 2016, recebeu um público aproximado de 44 mil empresários, movimentando cerca de R$ 409 milhões em negociações em agosto passado.
Neste mesmo período, ainda sob o comando do gaúcho Antônio Cesa Longo, a AGAS ampliou seus investimentos em capacitação: em três anos, mais de 16 mil gestores e colaboradores do receberam treinamento nas mais diversas áreas de um supermercado. Dentre as principais ações do departamento, destacam-se a criação dos pioneiros GES e projeto De Olho no Futuro, que percorre o estado levando cursos de capacitação ao setor, e o inédito curso superior de gestão em supermercados.
Em 2009, a entidade abriu seu Centro de Capacitação, localizado em Porto Alegre, que possui auditório para 75 pessoas e um supermercado modelo desenvolvidos para o treinamento prático de colaboradores do setor em áreas como padaria, açougue, reposição e merchandising, atendimento, operação de check-out e confecção de cartazes. Em 2010, foi instituído oficialmente o departamento AGAS Mulher, que congrega lideranças femininas do segmento supermercadista gaúcho.
Ainda na gestão de Longo, foram criados o curso superior de Gestão em Supermercados, o Fórum AGAS Internacional, o Fórum AGAS de Responsabilidade Ambiental e o InfoAGAS. “O nosso maior desafio para é otimizar ainda mais as consagradas iniciativas construídas durante todas estas décadas”, projeta o presidente da entidade.