As contas de luz estão mais baratas a partir desta sexta-feira(1). Entrou em vigor a bandeira verde, que significa o fim do custo adicional para o consumidor. Até março estava em vigor a bandeira amarela, com a cobrança de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts consumidos. Desde que o sistema entrou em vigor em janeiro de 2015, é a primeira vez que a bandeira verde é adotada.
O mecanismo tem como objetivo repassar mensalmente para o consumidor a variação no custo da energia. Até a criação das bandeiras tarifárias, o repasse era anual. O custo da energia baixou para abril com o desligamento de usinas termelétricas mais caras. Por sua vez, isso foi possível devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas.
“Os próximos meses também devem ser de bandeira verde. Mas é preciso ver como será o período seco de inverno”, comenta o especialista em energia e sócio-diretor da TR Soluções, Paulo Steele.
“Três fatores principais contribuíram para a bandeira verde: a evolução positiva do período úmido de 2016, que recompõe os reservatórios das hidrelétricas; o aumento de energia disponível com redução de demanda; e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.” – diz o comunicado da Aneel.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura
O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro
A oportunidade é para atendente de cafeteria
Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ
This website uses cookies.