Search
[adsforwp-group id="156022"]
Economia

Conta de luz ficará mais cara no mês de julho

Bandeira tarifária estará na cor amarela no próximo mês
ra no mês de julho
Foto: Pixabay

Prepare-se para pagar mais pela energia elétrica em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária será amarela no próximo mês, pela primeira vez desde abril de 2022.

Isso significa que haverá um acréscimo na conta de luz dos consumidores residenciais, comerciais e industriais em todo o país.

A bandeira tarifária indica o custo da energia elétrica para o consumidor. Quando a bandeira está verde, o custo é menor. Na bandeira amarela, o custo é intermediário. Já na bandeira vermelha, o custo é mais alto.

A Aneel explicou que a bandeira amarela foi acionada por dois motivos principais:

  • Previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano: as usinas hidrelétricas são a principal fonte de energia do Brasil. Quando há menos chuvas, a produção de energia nas hidrelétricas diminui. Para compensar essa queda, é preciso acionar as usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes.
  • Expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia: com a chegada do inverno, o consumo de energia tende a aumentar, principalmente no uso de chuveiros elétricos e aquecedores. Isso também contribui para o aumento do custo da energia.

O valor do acréscimo na conta de luz com a bandeira amarela varia conforme a faixa de consumo. Para os consumidores residenciais, o valor extra na conta de luz com a bandeira amarela em julho será de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

O que fazer para reduzir o consumo na conta de luz?

Apesar do aumento na conta de luz, existem algumas medidas que você pode tomar para reduzir o seu consumo de energia e, consequentemente, diminuir o valor da sua conta:

  • Desligue as luzes e os aparelhos eletrônicos quando não estiver usando.
  • Opte por lâmpadas LED, que são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes.
  • Tome banhos mais curtos.
  • Utilize eletrodomésticos com selo Procel A, que são mais eficientes.
  • Mantenha a temperatura da sua casa em um nível confortável, sem exageros.

Tags: Bandeira Amarela, Brasil, conta de luz, Economia