Search
[adsforwp-group id="156022"]

Contêineres de entulhos estão proibidos de serem utilizados em Camaquã

img_3610_foto_1.jpg

Os tele entulhos estão proibidos de serem postos na rua em Camaquã, a fim de reestruturar a forma da coleta deste lixo para que ele seja depositado de maneira correta no aterro, sem causar contaminação de outros materiais, visto que, o lixo está sendo transferido para  o aterro sem a devida triagem.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, José Adolfo Castro, relatou que o aterro municipal tem células, com vida útil, para resíduos domésticos, porém os entulhos estão sendo entregues e depositados sem a separação correta do lixo.

Com as podas feitas, decorrentes desta época do ano, e as construções feitas no município, há uma grande quantidade de lixo e resíduos, que muitas vezes são contaminados, e impedem que estes resíduos sejam descartados devidamente nas células. 

A nova empresa que está com a concessão do aterro sanitário, desde outubro de 2014, irá definir as novas condições que as empresas de containers deverão entregar o material. Até o dia 12 de junho, as empresas não podem colocar os tele entulhos na rua. Neste dia, haverá uma reunião com as empresas cadastradas para rever as condições de separação e destino do lixo.

Castro salienta que as empresas podem se cadastrar junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para licenciar um local próprio para a destinação do lixo, ou, continuar terceirizando o serviço, porém, a principal preocupação do município, é com o meio ambiente.

O valor da utilização do container poderá ser reajustado para que as empresas providenciem a separação do lixo recolhido e para que não haja contaminação do restante já depositado.

Castro ressalta que o lixo ainda é um grande problema no município, pois mesmo já havendo uma melhora significativa na separação do mesmo, a cidade ainda está a quem do necessário.

O secretário falou também, que será feito um projeto, junto com a secretaria do meio ambiente, para fazer um trabalho juntamente das construtoras para a conscientização das mesmas, a fim de diminuir os transtornos causados ao meio ambiente.