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Contratação do projeto da ponte sobre o Rio Jacuí será neste semestre

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A contratação do projeto da ponte sobre o Rio Jacuí, entre
São Jerônimo e Triunfo, na BR-470, será feita ainda neste semestre. O anúncio
foi feito nesta quinta-feira pelo secretário de Comunicação Institucional da
Presidência da República, o ex-prefeito de Taquari, Maneco Hassen, em suas
redes sociais.

“Com muito orgulho, eu e o Ministro Paulo Pimenta temos a
honra de anunciar o primeiro passo para a tão sonhada ponte sobre o Rio Jacuí,
entre São Jerônimo e Triunfo na BR-470. A contratação do projeto será ainda
neste semestre”, escreveu Maneco. “Há meses, eu, o Prefeito de Triunfo, Murilo
Machado e o vereador Glauco estamos trabalhando neste tema. Foram diversas
reuniões e encontros”.

Em 2021, a bancada federal gaúcha havia destinado R$ 3,2
milhões para a elaboração de projeto, mas a licitação não foi realizada no
governo Bolsonaro e o recurso foi direcionado para outra obra. A contratação da
empresa para desenvolver o projeto, que irá prever custos e prazo de execução,
deve sair do papel em 2023, após a destinação de nova emenda, desta vez de R$
5,150 milhões. Além deste recurso, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS)
destinou mais uma emenda, de R$ 500 mil, para o projeto.

VIABILIDADE

Realizado há alguns anos, o estudo de viabilidade já definiu
o traçado da ponte, que ficará mais a Leste de onde hoje passa a balsa que faz
a ligação entre os dois municípios, pela BR-470, desviando o fluxo de veículos
das áreas urbanas.

Em 2015, a BR-470 foi federalizada e o projeto e as obras
passaram a ser de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit).

A FEDERALIZAÇÃO DA BR-470

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e o
Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) oficializaram no
dia 17 de março de 2015, em Brasília, a federalização da BR-470. O processo
teve início em dezembro de 2012. A federalização contribui para o
desenvolvimento econômico do Estado, representando impactos positivos para o
escoamento da produção, para a infraestrutura, para a logística e o transporte.

No total, a rodovia possui 470,4 km de extensão e é uma
rodovia de ligação que inicia no município de Navegantes (SC) e termina em
Camaquã (RS), na BR-116, mas o traçado final nesta região ainda não foi
definido. O trecho que passou para a administração federal compreende 243,2
quilômetros, entre Lagoa Vermelha e Arroio dos Ratos.

Com a absorção da rodovia estadual pela malha rodoviária
federal, a União se responsabiliza por fazer as obras necessárias, o que
possibilitará o desenvolvimento da infraestrutura e da logística da região. São
beneficiados diretamente pelo trecho federalizado 16 municípios gaúchos: André
da Rocha, Barão, Bento Gonçalves, Capão Bonito do Sul, Carlos Barbosa,
Garibaldi, Lagoa Vermelha, Montenegro, Nova Prata, Salvador do Sul, São
Jerônimo, São José do Sul, São Pedro da Serra, Triunfo, Veranópolis e Vila
Flores.