Search
[adsforwp-group id="156022"]

Convênio entre Prefeitura de Camaquã e Arca gera bons resultados

img_8280_foto_1.jpg

Dez meses se passaram desde que a Prefeitura assinou o convênio nº 40/2015 com a ARCA – Associação Protetora dos Animais de Rua de Camaquã e já possui motivos pra comemorar a parceria. O convênio, firmado em agosto do último ano, tem por finalidade reduzir a população de animais domésticos na cidade de forma humanitária, ou seja, através de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, desenvolvendo um programa contínuo para adoção e guarda responsável, evitando a proliferação e o abandono desses animais. 

Através do convênio, a Prefeitura repassa R$ 2 mil por mês à entidade que é fiscalizada e presta contas da destinação do recurso. De agosto a maio, a ARCA castrou cerca de 550 animais em situação de risco. 

Atualmente, a entidade possui cerca de 300 animais, entre cães e gatos, disponíveis para adoção. “Recolhemos os animais, muitas vezes com problemas graves de saúde, tratamos, castramos e encaminhamos para um lar”, destaca Ivana de Paula, voluntária na ARCA. Ainda conforme a voluntária, o custo para manter a ONG é alto e o convênio representa um valor significativo. 

A Prefeitura, através do convênio 16/2016 de janeiro, cedeu um servidor, o motorista Marivaldo Tobias, que auxilia nos trabalhos da entidade. “É um ótimo servidor, nos ajuda muito”, afirma Ivana. A secretária do Meio Ambiente Ilca Devantier comemora os resultados: “É um convênio que está nos dando um ótimo retorno, além de um belíssimo trabalho de conscientização com a comunidade que a ONG realiza no intuito de diminuir maus tratos e proliferação dos animais”.

Para o prefeito João Carlos Machado, parcerias entre poder público e entidades, através de convênios, geram bons resultados para a sociedade como um todo. “Através de convênios com entidades sérias, com pessoas comprometidas é possível construir uma relação positiva e quem ganha é a comunidade”.