Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cooperativa de Teutônia conclui obras de usina solar financiada pelo Estado

img_16104_foto_1.jpg

O maior empreendimento de energia fotovoltaica já financiado pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) será inaugurado no dia 15 de junho, em Teutônia, no Vale do Taquari. Com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a Cooperativa Agroindustrial São Jacó (Cooperagri) teve seu financiamento viabilizado e construiu uma usina de energia fotovoltaica que atenderá 318 associados, reduzindo custos dos agricultores.

O projeto recebeu R$ 500 mil do Feaper, com análise e aprovação do Departamento de Cooperativismo da SDR. “O investimento reduzirá os custos da cooperativa em cerca de 50%, beneficiando especialmente os associados, que são agricultores familiares”, analisa do diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann. Conforme a Emater, que auxiliou na elaboração do projeto, estima-se que a economia com energia seja equivalente a R$ 56 mil anuais, o que representa 17% do resultado da cooperativa.

Para abrigar a usina, a cooperativa adquiriu terreno de 850 metros quadrados para a instalação das placas, na localidade de linha São Jacó. A Cooperagri oferece serviços de recebimento, classificação, secagem e armazenagem de milho e soja, além de produzir rações. “Não queremos que a cooperativa vise apenas à lucratividade, mas que tenha uma visão social perante o pequeno produtor, barateando os custos deles em suas propriedades”, disse o presidente da Cooperagri, Aloísio Léo Malmann.

Para o evento do dia 15 de junho, SDR, Emater e a prefeitura de Teutônia estão organizando outras atividades em um dia de campo, com quatro estações. A primeira delas será sobre o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, coordenador pela SDR e executado pela Emater, seguidas de produção de energia solar, armazenagem de grãos e cuidados com o solo.