Após 24 horas da tempestade que resultou em uma microexplosão atmosférica que atingiu Camaquã, o coordenador da Defesa Civil, Rafael de Moura participou do Programa Primeira Hora. Em entrevista ao comunicador Fabio Renner, o secretário falou sobre as principais áreas atingidas pelo fenômeno climático e as ações de suporte para as vítimas.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme Moura, a região do Banhado do Meio foi a área mais atingida pelo fenômeno. Com isto, a comunidade ficou sem o fornecimento de água e energia elétrica.
Nesta manhã, segundo dados da Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro (Aud), houve um recuo do nível da barragem. As previsões climáticas para Camaquã, apontam um redução na volume previsto de chuvas, possibilitando um suporte efetivo para as comunidades atingidas.
Segundo o coordenador, até o momento foram 300 atendimentos e 50 pessoas em espera. Ele enfatiza que ainda há casas que necessitam atendimento e a Defesa Civil continuará o atendimento nas áreas afetadas e a prioridade será a limpeza do bairro São Luiz.
Questionado sobre a situação das áreas de várzea, em especial do distrito da Pacheca e se há moradores atingidos:
“Ontem houve solicitação de apoio, como o arroio subiu na região. Houve um caminhão que não conseguiu passar na área do Pé de Galinha. Com isto, deslocamos uma equipe da secretaria de transportes para dar o atendimento necessário. Na área da Ilha Santo Antônio também estamos em contato e analisando as previsões”, destaca o secretário.
Conforme as previsões da Defesa Civil em Camaquã, é esperado para o final de semana uma estabilização do nível das águas do Arroio Duro. Também é previsto um período de estiagem, favorecendo o acesso as estradas e a atuação das equipes de do município e CEEE Equatorial.
Confira a fala do coordenador da Defesa Civil em Camaquã
Como ajudar a comunidade de Camaquã:
Doações: A população pode doar alimentos não perecíveis, água potável, roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal nos pontos de coleta indicados pela prefeitura. A Rádio Acústica FM é um dos pontos em que os itens podem ser entregues.
Voluntariado: Quem deseja colaborar com as ações de socorro pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal.
Informações: Para solicitar ajuda ou obter mais informações, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil Municipal (3671 1224).