Search
[adsforwp-group id="156022"]

COP 5: Representação dos fumicultores comemora mudança em texto

img_1643_foto_1.jpg

A comitiva de representantes dos fumicultores e de deputados gaúchos que acompanham a 5ª Conferência das Partes (COP 5), em Seul, na Coreia, recebeu ontem (quinta-feira, 15) uma resposta positiva da delegação oficial brasileira no encontro sobre um dos pontos a ser debatido. Os representantes do Brasil elaboraram um documento, retirado o item 6.3, que fala sobre limitar e reduzir a área plantada de tabaco, os incentivos à produção e a redefinição do papel das instituições que promovam o tabaco, bem como a orientação técnica aos produtores.

Na reunião, mantida com o secretário de Segurança Institucional, Fabrício Araújo Prado, estiveram presentes o presidente da Afubra, Benício Albano Werner; deputados gaúchos Adolfo Brito, Marcelo Moraes e Pedro Pereira, prefeito de Venâncio Aires Airton Artus e os representantes da Fetaesc, Irineu Berezanski e Adriano Cunha. Segundo o presidente da Afubra, o secretário, durante duas horas, teria falado sobre a elaboração deste documento. “Ele deixou bem clara a unidade da delegação brasileira em propor e defender esta proposta que tem um parecer favorável da quase totalidade dos países”, frisou Werner.

Para Werner, a expectativa de aprovação dessa proposta traz um alento aos setor tabaco. “Era um assunto que nos deixava muito preocupados e, após o secretário ter nos passado a expectativa da delegação oficial brasileira, vemos que o assunto possa estar sendo resolvido a contento”, afirmou Benício, comparando a questão com um jogo de futebol, onde, “no segundo tempo, aos 37 minutos, estamos ganhando de 4 a 0, tal é a probabilidade de aprovação”.

Os demais membros da comitiva gaúcha e catarinense não compareceram ao encontro pois estavam em visitação à região produtora de tabaco – a convite do Presidente da Associação da Coreia -, que, nesse período, comercializam seu produto.