Search
[adsforwp-group id="156022"]

Corpo de Bombeiros abre concurso para contratação de 600 guarda-vidas

img_25728_foto_1.jpg

O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS) abriu um processo seletivo para contratação temporária de 600 guarda-vidas civis. As vagas são para atuação durante os meses de novembro de 2019 a abril de 2020, podendo ser reduzido conforme necessidades da corporação. Há vagas para cidades da região, como Arambaré, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço do Sul e Tapes

As oportunidades são para o nível fundamental e o candidato, além de ser brasileiro, precisa ter idade entre 18 e 55 anos, no momento da inscrição, e não pode ter sido preso. Além disso, é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e o serviço militar obrigatório (para homens), nem ter sido desligado por motivo disciplinar em processos anteriores do CMB-RS.

As vagas são divididas por habilidade, sendo 500 para água de mar e 100 para águas internas. O salário, no período de treinamento, é de R$ 2 mil e após contratado terá um acréscimo de 100% a título de risco de vida.

Os interessados podem se inscrever no site da corporação, entre os dias 1º e 15 de outubro. O edital aconselha o candidato a imprimir a ficha de inscrição e guardar para fins de comprovação quando necessário.

Primeira etapa será inspeção de saúde A seleção para guarda-vidas do CBM-RS terá três etapas: exame de saúde e mental, habilitação física e capacitação técnica. Na primeira etapa, de caráter eliminatório, serão avaliados, por meio de uma inspeção de saúde, o peso, a altura, a pressão arterial, a frequência cardíaca e o exame clínico do candidato.

No momento da realização da inspeção, o candidato deverá apresentar um exame de ergometria, com interpretação de cardiologista, realizado até 90 dias antes. Para as mulheres, também será necessário levar o exame HCG por RIE (teste de gravidez), com o resultado negativo e com validade de até 15 dias. Deverá também ser apresentado atestado médico de cardiologista e atestado de sanidade mental, emitido por médico psiquiatra, além do raio-X panorâmico das arcadas dentárias com lme e laudo, realizado até 60 dias antes.

Serão considerados inaptos os candidatos com altura inferior a 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, qualquer doença, afecção ou síndrome que seja motivo ou causa de incapacidade ou invalidez para o serviço e peso desproporcional a altura, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal).

Candidatos passarão por teste físico e capacitação técnica

A segunda etapa do processo será o exame de aptidão física, de caráter classificatório e eliminatório, igual para todos os candidatos. Os concorrentes devem realizar corrida de 50 metros, em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 segundos.

O candidato também precisará nadar 200 metros no estilo crawl ou similar sem tocar os pés no chão em um tempo máximo de cinco minutos, em águas de rio ou lagoa. Durante a avaliação, não será permitido o uso de equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento.

Na última etapa, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos aprovados nas fases anteriores serão convocados para a Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CT-GVCT), com duração de 200 horas/aula, sendo destas 80 de estágio supervisionado. Durante a capacitação, os candidatos serão submetidos a prova de suficiências física e técnica, além da prova de conhecimentos teóricos específicos. Os locais, datas e horários destas avaliações serão divulgados por meio de avisos e convocações.

Com o verão se aproximando, praias e piscinas se tornam destinos favoritos para aliviar o calor, e o número de pessoas nestes locais cresce significativamente. Para garantir a diversão com segurança, é comum que os estados abram seleções para guarda-vidas como é o caso do Rio Grande do Sul e também na PM-SP. Assim como no Sul, a Polícia Militar de Sã Paulo oferece 600 vagas e abrirá inscrições a partir de 1º de outubro.

Confira o edital no link.