Search
[adsforwp-group id="156022"]
ABASTECIMENTO

Corsan alerta que falta de água atinge mais de 200 mil clientes no RS

Conforme a companhia, as chuvas que voltaram a atingir as regiões alagadas colocam a retomada do abastecimento novamente em estado de alerta no RS
Rompimento em rede deixa Centro de Dom Feliciano sem água
Rompimento em rede deixa Centro de Dom Feliciano sem água . Foto: Ilustração/Pixabay

Aproximadamente de 202 mil clientes seguem sem abastecimento de água na área de cobertura pela Corsan. Os números foram divulgados pela companhia em boletim das 21h deste domingo (12).

Conforme a Corsan, as chuvas intensas que voltaram a atingir áreas como o Vale do Taquari e a serra gaúcha colocam a retomada do abastecimento, no Interior e em parte da Região Metropolitana, outra vez em estado de alerta. A companhia destaca, que o mau tempo também prejudica o trabalho das equipes na recuperação de instalações e sistemas danificados.

Cerca de 165 mil clientes seguem sem água

Segundo a Corsan, durante o domingo, foi possível reduzir as cheias nas estações de captação e de tratamento do sistema Esteio-Sapucaia do Sul, chegando à casa de bombas. A empresa destaca que, assim que liberado o acesso, poderá limpar os equipamentos e avaliar os reparos necessários.

Na região, avançou a instalação de estações móveis. A previsão é de que possam produzir água tratada para a população a partir de terça-feira (14), quando também deve ser concluída a construção dos 3,8 quilômetros de adutora em Esteio.

No município, seguindo recomendação de autoridades municipais no começo da noite, a estação de tratamento onde as equipes realizavam os trabalhos de recuperação precisou, por segurança, ser evacuada e isolada devido a riscos de agravamento da inundação no local.

Em relação a Canoas, conforme a Corsan, o abastecimento de água é feito pela estação de tratamento Niterói, que teve a capacidade de produção ampliada. Para aumentar a distribuição de água tratada, seis poços artesianos estão sendo perfurados — dois já em operação no Parque Getúlio Vargas.

Em Alvorada (que segue com a estação de captação alagada), Cachoeirinha, Gravataí e Viamão, o fornecimento de água é retomado gradualmente. Nas partes mais altas das cidades e mais distantes das estações de tratamento, o tempo para chegar às torneiras é maior, reforça a Corsan.

Serra Gaúcha

O novo boletim aponta nova elevação do Rio Taquari, o que fez alguns sistemas de abastecimento serem novamente atingidos. Até o momento são 19 mil imóveis desabastecidos, em nove cidades: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canela, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Garibaldi, Gramado e Roca Sales.

Tags: Água, Corsan