Cremers interdita ensino de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas. Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (30), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), interditou o ensino de disciplinas especificamente médicas aos alunos do curso de graduação em Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A interdição ocorre no Hospital Universitário de Canoas (HU), localizado na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José, em Canoas.
O Auto de Interdição está afixado no local, como medida de publicização da decisão que foi motivada pela ausência de Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde entre a Ulbra e o hospital, conforme exigido pela legislação vigente.
A medida não afetará o atendimento médico à população, uma vez que impede o exercício da docência dentro do hospital. O relatório destaca que a interdição visa a proteger os estudantes de Medicina da Ulbra, campus Canoas, de terem como campo de prática ambientes inadequados para a formação médica.
Criados pelo Decreto-Lei n° 7.955, de 1945, os Conselhos Regionais de Medicina não se implantaram desde logo, face à necessidade de definir suas atribuições.
A Lei n° 3.268, de 30 de setembro de 1957, publicada no Diário Oficial da União em 4 de outubro do mesmo ano, conferiu o status de autarquia ao Conselho Federal de Medicina e aos CRMs. Também, para a instalação dos Conselhos Regionais, o Conselho Federal de Medicina emitiu a Resolução n° 1, de 17 de dezembro de 1957, tendo como anexo o modelo de formulário para inscrição nos CRMs.
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul estruturou-se, a partir da nova lei, no ano de 1958, embora tenha iniciado sua trajetória no estado no ano de 1952, tendo como seu primeiro presidente o Professor Dr. Luiz Francisco Guerra Blessmann, patrono da cadeira n° 43 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.
A Lei 3.268/57, assinada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, oficializou os CRMs como autarquias federais com o poder e o dever de normatizar, fiscalizar e julgar o exercício profissional dos médicos.
A partir de 2020, todos os serviços do Cremers passaram a ser oferecidos também de forma on-line, através do site e do aplicativo do Conselho. Logo no início da pandemia de Covid-19, o Cremers foi o primeiro CRM a criar uma plataforma eletrônica para a emissão de receitas, atestados e solicitação de exames, facilitando o acesso a documentos e evitando a exposição de médicos e pacientes ao vírus. Em 2022, quando completou 70 anos, o Cremers fez questão de homenagear os médicos que atuaram durante a pandemia – muitos dos quais sucumbiram à doença. Nesse momento, surgiu o entendimento de que uma reestruturação se fazia necessária no Cremers. Em busca da integração e da modernização dos serviços da instituição, a fim de acompanhar a transformação digital já presente no cotidiano dos médicos, as antigas sedes das Delegacias Seccionais foram desativadas e concentradas em seis grandes regionais: Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. Além disso, a sede em Porto Alegre ganhou mais uma unidade: a nova unidade administrativa, com 250 metros quadrados, onde passarão a funcionar os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Contabilidade e Serviços.
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.