No dia em que veio à tona o conteúdo do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal e em que a Justiça paulista repassou ao juiz Sergio Moro a responsabilidade de julgar o pedido de prisão preventiva do petista, cresceram as especulações sobre o possível aceite do político ao suposto convite feito pela presidente Dilma Rousseff para que ele assuma um ministério.
A partir do fim da tarde desta segunda-feira (14), colunistas de política de veículos de comunicação do centro do país voltaram a noticiar detalhes sobre a negociação, que teria começado na semana passada. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Lula deve aceitar o convite.
As duas pastas especuladas como destino do ex-presidente são a Casa Civil, hoje com Jaques Wagner, e a Secretaria de Governo, cargo ocupado por Ricardo Berzoini.
O ingresso do petista no primeiro escalão do governo teria como objetivo, segundo interlocutores do Planalto, fortalecer a presidente Dilma nas costuras com o Congresso para evitar o impeachment. A informação foi divulgada pela comentarista de política da GloboNews Cristiana Lôbo.
Além disso, a nomeação livraria Lula de ser investigado pela força-tarefa da Lava Jato e de responder o processo em Curitiba, na Vara Federal do juiz Sergio Moro. Sendo ministro, o ex-presidente teria foro privilegiado, e as investigações teriam de ser autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a resposta do ex-presidente ao convite deve ser conhecida até quarta-feira.
Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ
Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…
Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município
Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo
Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico
Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…
This website uses cookies.