Search
[adsforwp-group id="156022"]
expansão

Crescimento da Olivicultura gaúcha é destaque no evento Oliva no Cais em Porto Alegre

Especialistas e produtores debatem crescimento e desafios do setor no Rio Grande do Sul
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

O Cais Embarcadero recebeu neste sábado, (28), especialistas, produtores e entusiastas para debater os marcos e desafios da olivicultura no estado durante o evento Oliva no Cais, promovido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Além das palestras, o local conta com uma feira com 31 expositores de azeites de oliva produzidos no Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Paulo Lipp, ligado à Câmara Setorial das Oliveiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), delineou a trajetória da olivicultura no Estado, desde seus desafios iniciais até os expressivos números atuais: 96 marcas de azeite e 320 produtores espalhados pelas regiões gaúchas. Ele ressaltou: “Jamais imaginei que chegaríamos aqui. Agradeço e dou os parabéns a todos os que acreditaram que era possível e tiveram a coragem de adaptar uma cultura mediterrânea para um clima subtropical úmido”.

Silvia Schumacher, representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), discorreu sobre o Selo Premium, implementado em 2021, afirmando que o reconhecimento “nos colocou num degrau acima”, sublinhando o papel do selo na valorização dos produtos derivados das olivas cultivadas no estado.

Concluindo as apresentações, Cláudia Mara Borges, da Secretaria de Turismo, destacou a importância crescente do olivoturismo. “Tudo se trata de levar o produto certo ao público certo. O olivoturismo oferece saúde de valor agregado à experiência”, observou, citando ainda a proativa participação da olivicultura gaúcha em feiras nacionais e internacionais.

Tags: Oliva, Rio Grande do Sul