Na próxima quarta-feira (30), o Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré sediará uma reunião para a criação de um núcleo de criadores de ovinos. O encontro, que ocorrerá às 19h30, visa impulsionar a ovinocultura na região da Costa Doce, reunirá produtores de Camaquã, Arambaré, Cristal, Chuvisca, e cidades vizinhas.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Em entrevista no último sábado (26), para à Rádio Acústica FM, o criador Carlos Schmegel Moreira destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, o núcleo buscará unir os criadores, que, após a quebra do ciclo da lã, se afastaram e diminuíram seus rebanhos. Moreira ressaltou que, atualmente, um produtor com mais de 100 animais já é considerado de médio a grande porte no Rio Grande do Sul, evidenciando a necessidade de fortalecer o setor.
O objetivo principal do núcleo é promover o encontro entre os produtores, incentivando a formalização de seus rebanhos e a participação em associações. A iniciativa também busca viabilizar a venda coletiva, permitindo que pequenos produtores unam seus rebanhos para formar lotes maiores e obter melhores preços no mercado.
Moreira enfatizou que, apesar da grande produção de ovinos no estado, a região ainda é deficitária em cordeiros, necessitando importar o produto. Ele destacou o aquecimento do mercado e o aumento do número de confinamentos, ressaltando a importância de oferecer cordeiros de qualidade.
A formação do núcleo também tem como objetivo facilitar o acesso a recursos, através do apoio do Sindicato Rural, e promover a qualificação dos produtores, com cursos e acompanhamento técnico, garantindo que sua produção atenda aos padrões exigidos pelo mercado.
Nota emitida pelo Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré para os criadores de ovinos da região
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré (@sindicatoruraldecamaqua)