O município de Cristal, sediou nesta quarta-feira (21), a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, um encontro que reuniu representantes de diversos municípios da região para debater e estabelecer prioridades no atendimento às necessidades da população idosa. Promovido pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento teve como palco o Paradouro Cristal.
Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência abordou questões cruciais como a proteção social, a formulação de políticas públicas eficazes e a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os objetivos centrais incluíram estimular a participação social na proposição de ações para um envelhecimento digno e saudável, identificar desafios e criar estratégias para a defesa dos direitos da pessoa idosa, e fortalecer a articulação entre os diferentes níveis de governo em prol da cidadania.
Encontro em Cristal contou com a participação de municípios vizinhos
O evento contou com a presença do Prefeito Marcelo Krolow, do Presidente da Câmara de Vereadores Cristian Taciano Marth Radunz, da Secretária de Desenvolvimento Social e vice-presidente do COEGEMAS Lucieli dos Santos Gomes, além de representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, secretários, vereadores e delegações de municípios vizinhos como Dom Feliciano, Camaquã, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana e Tapes. A abertura da conferência foi abrilhantada por uma apresentação especial do coral Cantar e Viver.
A realização da conferência reforça o compromisso regional com a garantia dos direitos, a promoção da inclusão e a implementação de políticas públicas que atendam às demandas específicas da população idosa.