Um aplicativo disfarçado de conversor de moeda na Play Store (Android) pode estar causando problemas para os usuários do sistema operacional. Com mais de 10 mil downloads, o uso do aplicativo chamado de “Conversor de Moeda” foi alertado pela fabricante de antivírus Avast.
De acordo com informações, inicialmente, o app não apresentava nenhum risco e desempenhava o que era prometido. Mas, uma atualização acabou incluindo um código de “dropper”. Um “dropper” é um componente malicioso responsável por instalar outros aplicativos.
Há poucos dias atrás, o dropper estava inativo, mas acabou sendo ativado. O fato foi constatado quando um software malicioso e ladrão de senhas bancárias era instalado nos smartphones.
O Cerberus é capaz de exibir janelas sobrepostas para que as vítimas digitem as informações da conta bancária em uma tela falsa – a mesma técnica usada pelos apps que roubavam senhas do Facebook.
O aplicativo já foi denunciado pela Avast e removido da Play Store. Antes disso, a atualização maliciosa tinha sido removida, mas mesmo assim, quem já tinha instalado ela, ainda poderia ser espionado.
Por medidas de segurança, não baixe qualquer aplicativo na Play Store.
Com informações do G1