Search
[adsforwp-group id="156022"]
Dicas

Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais

Com a previsão de fortes temporais no Rio Grande do Sul, a segurança elétrica se torna ainda mais importante
Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais
Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais. Foto: Pixabay

Os temporais são eventos climáticos que podem causar diversos transtornos, incluindo interrupções no fornecimento de energia elétrica. A combinação de ventos fortes, raios e chuvas intensas aumenta o risco de acidentes com a rede elétrica. Pensando na segurança da população, reunimos algumas dicas importantes para evitar problemas durante os temporais.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Confira algumas dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais

  • Desligue os aparelhos: A primeira medida de segurança é desconectar todos os aparelhos eletrônicos das tomadas antes da tempestade. Isso evita danos causados por raios e surtos de tensão.
  • Evite o contato com água e eletricidade: Durante a tempestade, é fundamental evitar tomar banho, lavar louça ou utilizar qualquer equipamento elétrico que tenha contato com água. A combinação de água e eletricidade pode causar choques elétricos.
  • Mantenha distância de postes e fios: Nunca se aproxime de postes de energia elétrica, fios caídos ou árvores que estejam próximas à rede elétrica. Esses elementos podem estar energizados e causar graves acidentes.
  • Não utilize o telefone fixo: Durante a tempestade, evite utilizar o telefone fixo, pois os fios podem conduzir raios.
  • Em caso de emergência: Se ocorrer algum problema com a rede elétrica, como fios caídos ou falta de energia, entre em contato imediatamente com a concessionária de energia ou com os bombeiros.
  • Verifique a instalação elétrica: Após a tempestade, é importante verificar se a instalação elétrica da sua casa não foi danificada. Se identificar algum problema, procure um eletricista qualificado.

Os temporais podem causar diversos transtornos, mas com os cuidados adequados, é possível evitar acidentes com a energia elétrica. Ao seguir as dicas apresentadas, você garante a sua segurança e a de sua família. Em caso de emergência ligue 190 ou 193.

Pancadas de chuva e trovoadas: Defesa Civil emite alerta para a Zona Sul

A Defesa Civil emitiu nesta quarta-feira (23), um novo boletim com alerta para pancadas de chuvas e trovoadas ao longo do dia. A previsão alerta para a atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) sobre o estado, associado a uma frente fria no oceano, que deixará a maior parte da metade norte do estado com clima instável e as demais regiões terão o céu nublado com pancadas isoladas.

Nesta quarta-feira (23), instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina se intensificam, trazendo chuva forte acompanhada de descargas elétricas, eventual queda de granizo e temporais isolados nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales e Região Metropolitana e Porto Alegre (RMPOA). Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm/dia em áreas da Campanha, Oeste, Norte e Vales, e abaixo de 15 mm/dia nas demais regiões. Além disso, as rajadas de vento associadas às instabilidades podem chegar aos 90 km/h. As temperaturas máximas variam entre 23 e 36 °C.

Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais
Confira dicas para evitar acidentes com energia elétrica durante temporais. Foto: Reprodução/CPPMET UFPEL

Durante a quinta-feira (24), o sistema de baixa pressão segue se aprofundando no Uruguai e Sul gaúcho, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone aliado a uma frente fria deve trazer tempestades com chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e ventos intensos em todo o Rio Grande do Sul. As rajadas de vento variam de 60 a 80 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h nas áreas de instabilidades. Os acumulados ficam em torno de 40 a 50 mm/dia na Campanha, Oeste, Centro, RMPOA e Norte do Estado. Nas demais regiões, os volumes são inferiores a 30 mm/dia.

Na sexta-feira (25), o ciclone se afasta para o alto mar. Os ventos permanecem intensos em todo o Litoral, com rajadas até 80 km/h durante a madrugada e manhã, que deve perder intensidade gradualmente ao longo do dia. Além disso, ainda há variação de nebulosidade e chuviscos na metade Leste do Estado durante a manhã, enquanto a tarde o tempo deve voltar a ficar firme em todo o território gaúcho. As temperaturas mínimas variam de 14 e 19 °C, e as máximas ficam entre 21 e 25 °C.

A tendência é que, no sábado (26), ainda haja pancadas isoladas de chuva fraca em áreas do Centro, Costa Doce e RMPOA, devido a circulação dos ventos. Nas demais regiões, há condição de tempo firme. As temperaturas mínimas estarão em declínio, variando de 8 e 16 °C, enquanto à tarde, ficam entre 19 e 28 °C.

Tags: dicas para evitar acidentes, Energia elétrica, Rio Grande do Sul, Temporais