Das principais cidades da região metropolitana, São Leopoldo e Guaíba terão passe livre no próximo domingo. Em São Leopoldo, que tem 167 mil eleitores, o anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo prefeito da cidade, Ary Vanazzi, do Partido dos Trabalhadores.
O acordo foi assinado entre a prefeitura e o consórcios das empresas de ônibus para garantir o acesso a todos para exercer a cidadania e votar. Na cidade de Guaíba, que tem cerca de 75 mil eleitores, uma reunião do Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana, Antônio Sarrafo e o prefeito Marcelo Maranata, do PDT , selou o acordo para atender a população do município.
O Terceiro maior colégio eleitoral do estado, a cidade de Canoas conta com 258 mil eleitores aptos a votar. A prefeitura informou em nota que não terá passe livre, devido a crise financeira do município. Porém, informou que está verificando a possibilidade de o transporte público ter linhas especiais para fazer o deslocamento daqueles que precisarem do serviço.
O maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 1,1 milhão de pessoas, Porto Alegre não terá passe livre. Conforme a Empresa Pública de Transporte Municipal (EPTC), a tabela de horários será incrementada para operar em momentos pontuais para o dia de eleição. A medida contemplará o acréscimo de viagens e a inclusão de 25 linhas especiais.
A Defensoria Pública ingressou com ações civis na manhã desta quinta-feira para garantir o acesso ao passe livre em três cidades: Canoas, Pelotas e Santa Maria. A ação já havia ocorrido na capital. Até o momento as cidades de Novo Hamburgo, Gravataí, Cachoeirinha e Esteio não terão o benefício.
A Trensurb informou que terá serviço normal para o dia das eleições, a tabela usada será a de domingos e feriados onde os horários começam partindo das cinco horas da manhã até às vinte e três horas, os intervalos entre os trens será de vinte a vinte e cinco minutos.
O assunto ganhou repercussão através das redes sociais após medida adotada pela prefeitura de Porto Alegre no final de 2021.