Restam 12 jogos para o fim do Brasileirão. Com sonhos de título, a dupla Gre-Nal se prepara para a reta decisiva do campeonato. Qualquer tropeço a partir de agora pode representar a diferença de erguer e a taça ou te como título a vaga à Libertadores de 2019.
Depois de empatar com o Corinthians, na Arena Itaquera, o Inter abrirá os seus 12 desafios diante do Vitória, no Beira-Rio. Dos adversários que restam para o time de Odair Hellmann, a equipe obteve 27 pontos em 36 possíveis nos confrontos do primeiro turno. Sete desses adversários ocupam atualmente a “segunda página” da tabela. Ou seja: ocupam lugar entre a 11ª e a 20ª posições. Além disso, o Inter terá sete partidas como mandante, onde nesse Brasileirão tem mais de 83% de aproveitamento.
GaúchaZH analisou todos os adversários que restam para a Dupla no campeonato. Confira:
27ª rodada
Inter x Vitória
Se contar o retrospecto recente entre Inter e Vitória, a partida do Beira-Rio tem tudo para ser uma final de Copa do Mundo. Afinal, os baianos eliminaram os colorados na Copa do Brasil. No primeiro turno, o Inter conseguiu vencer por 3 a 2, nos acréscimos. Mas tudo fica mais complicado se lembramos 2016, quando o Vitória ganhou do Inter em campo e nos tribunais _ brasileiro e suíço _, permanecendo na Série A. Mas, agora, enquanto o Inter tenta voltar a vencer e retomar a liderança, o Vitória tenta se manter na Primeira Divisão, e vem de uma dura derrota em casa para o Botafogo por 4 a 3.
Avaliação: Tem que ganhar
No 1º turno: Vitória 2×3 Inter
28ª rodada
Sport x Inter
Outro adversário que luta para não ser rebaixado cruza o caminho do Inter. Jogando em casa, o Sport tem tudo para ser um time em desespero buscando a reabilitação. O Inter tem bom retrospecto como visitante, apesar de ter somado apenas dois pontos nos últimos nove que disputou longe de Porto Alegre. Mas quem quer ser campeão não pode tropeçar na turma do Z-4.
Avaliação: Tem que ganhar
No 1º turno: Inter 0x0 Sport
29ª rodada
Inter x São Paulo
Aqui, um clássico que tem tudo para decidir quem ficará na frente de quem ao final do campeonato. Diego Aguirre voltará ao Beira-Rio para reencontrar o Inter. Jogo de prognóstico indefinido, mas certamente uma partida renhida até o final. O Inter poderá ter um pequeno benefício, uma vez que o São Paulo terá o clássico com o Palmeiras antes de embarcar para Porto Alegre.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: São Paulo 0x0 Inter
30ª rodada
Inter x Santos
O Inter segue no Beira-Rio para mais um jogo. Ainda oscilando na tabela, o Santos atualmente ocupa a 10ª colocação, mas parece distante demais para postular uma vaga à Libertadores. Ainda assim, é um time com bons jogadores e que pode pregar peças fora de casa. Todo o cuidado é pouco.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: Santos 1×2 Inter
31ª rodada
Vasco x Inter
Forte candidato ao prêmio “Clube Grande a ser Rebaixado na Temporada”, o Vasco tem tudo para chegar a esse jogo em desespero. Um dos moradores do Z-4, a equipe carioca não parece ter muitas perspectivas de dar um salto na tabela. Ainda que o jogo seja no Rio de Janeiro, o Inter tem tudo para buscar os três pontos.
Avaliação: Tem que ganhar
No 1º turno: Inter 3×1 Vasco
32ª rodada
Inter x Atlético-PR
Aqui, o Inter começará a enfrentar uma série de três adversários que costumam complicar no Brasileirão. O primeiro deles, o Atlético-PR. Ainda que a equipe do jovem técnico Tiago Nunes, hoje na nona colocação, dificilmente vá conseguir uma vaga à Libertadores, trata-se de um clube que costuma fazer frente ao Inter. Todo o cuidado é pouco.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: Atlético-PR 2×2 Inter
33ª rodada
Ceará x Inter
A equipe de Lisca tem vendido caro cada ponto para os adversários. Na Arena, nesse domingo, faltou pouco para aprontar para cima do Grêmio. No primeiro turno, perdeu para o Inter por 1 a 0, no Beira-Rio, com um gol de Pottker aos 30 minutos do segundo tempo. No Castelão, com o estádio lotado para impedir o descenso do Ceará, o Inter terá um de seus jogos mais difíceis do segundo turno.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: Inter 1×0 Ceará
34ª rodada
Inter x América-MG
E aí vem o América-MG uma vez mais na vida do Inter. Outro jogo que apenas parece fácil, mas não é. Os mineiros têm um histórico de touca sobre o Inter. Desde os tempos que Dinho defendia o verde e preto de Belo Horizonte. No ano passado, foi o América-MG quem tirou do Inter o título da Série B. Nesse Brasileirão, uma das quatro derrotas coloradas foi justamente para o América-MG. Olho nos ex-Inter, Rafael Moura e Aylon.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: América-MG 2×1 Inter
35ª rodada
Botafogo x Inter
O Botafogo tenta se desgarrar das cercanias do Z-4. No domingo, bateu o Vitória por inusitado 4 a 3. Trata-se de um time irregular e que por vezes surpreende. No encontro do Beira-Rio, o Inter construiu uma goleada sem sustos sobre os cariocas. Agora, porém, dependendo da situação do Botafogo na tabela o jogo poderá ficar mais complicado no Rio.
Avaliação: Um ponto está bom
No 1º turno: Inter 3×0 Botafogo
36ª rodada
Inter x Atlético-MG
Último integrante do G-6, o Atlético-MG ainda nutre alguma esperança de encostar nos líderes. E, devolver ao Inter a derrota sofrida em Belo Horizonte, certamente está nos planos da equipe de Thiago Larghi. Clássico de difícil prognóstico e, certamente, o Inter precisará de casa cheia para vencer.
Avaliação: Pedreira
No 1º turno: Atlético-MG 0x1 Inter
37ª rodada
Inter x Fluminense
Os cariocas deverão estar entre as vagas à Copa Sul-Americana e à Série B. Ou apenas já garantidos na Primeira Divisão para 2019 e sem grande interesse no jogo. Ainda assim, uma partida que pode ser vencida sem grandes temores. No primeiro turno, após um início difícil, o Inter goleou o Fluminense por 3 a 0, no Maracanã. Quem quer ser campeão, não pode tropeçar em casa.
Avaliação: Tem que ganhar
No 1º turno: Fluminense 0x3 Inter
Última rodada
Paraná x Inter
Sejamos francos: o Paraná já estará rebaixado há algum tempo quando chegar à 38ª rodada do Brasileirão. O Paraná já deverá estar em fase de remontagem do time que jogará a Série B em 2019. Ou seja: o Inter tem obrigação de ganhar, ainda mais se estiver brigando para ser campeão brasileiro.
Avaliação: Tem que ganhar
No 1º turno: Inter 1×0 Paraná