A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta segunda-feira (05), um alerta importante sobre risco hidrológico no estado. Segundo o órgão, a condição atual dos rios é de níveis entre o normal e o baixo, sem registro de precipitações significativas nas últimas 96 horas. No entanto, o cenário pode mudar nos próximos dias devido às previsões de acumulados de chuva, que indicam uma atenção especial para algumas regiões.
De acordo com o mapa hidrológico divulgado, as cidades em áreas amarelas estão sob alerta, enquanto aquelas em laranja representam risco de cheias em pequenos rios, córregos e arroios, com respostas rápidas dessas águas, podendo causar transtornos nas regiões próximas. Além disso, há o risco de elevação lenta dos rios maiores, o que também exige atenção.
A recomendação é que a população das áreas em alerta e risco esteja atenta às condições locais e às informações das autoridades, especialmente em regiões urbanizadas, onde o risco de alagamentos pontuais pode aumentar devido às chuvas intensas e à drenagem urbana ineficiente. É fundamental manter-se informado e preparado para possíveis mudanças no cenário hidrológico nos próximos dias.
Áreas de risco
Defesa Civil Pelotas
A Defesa Civil abrange 27 município da Região Sul do Estado sob a coordenação do coronel Márcio André Facin, com o coordenador adjunto: Roger dos Anjos.