A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para tempestades durante o final de semana no estado. O Sala de Situação criou um mapa orientando as áreas de maior risco meteorológico e riscos hidrológicos para os próximos dias.
No sábado (14), o deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano contribui para instabilidades na metade Leste do Estado, com chuva moderada a pontualmente forte, descargas elétricas e rajadas de vento. Os acumulados de chuva ficam entre 70 e 120 mm/dia no Sul e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas variam entre 20 e 50 mm/dia. Além disso, as rajadas de vento serão de 50 a 70 km/h no Nordeste, RMPOA e em todo o Litoral, podendo atingir pontualmente 80 km/h. No Sul e parte da Costa Doce, as rajadas de vento devem ser ainda mais fortes, entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h. O mar ficará agitado.
No domingo (15), as instabilidades com chuva moderada e pontualmente forte, além de rajadas de vento, seguirão atuando no Sul, Litoral e Leste do Rio Grande do Sul, devido à atuação de um ciclone no oceano. Nessas regiões, os acumulados de chuva ficam entre 30 e 70 mm/dia, enquanto nas demais áreas, permanece a condição de chuva fraca/chuviscos, com acumulados inferiores a 20 mm/dia. As rajadas de vento serão fortes e pontualmente intensas, variando entre 70 e 90 km/h na Campanha, Sul, Litoral Sul e parte da Costa Doce, podendo ultrapassar os 100 km/h. O mar permanecerá agitado.
Confira as áreas com risco meteorológico
Confira as áreas com riscos hidrológicos
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade ou baixos em todo o estado, os rios apresentam tendências variando entre estabilidade ou declínio, com exceção dos rios Quaraí e Ibirapuitã que apresentam pequenas elevações devido às precipitações desta sexta. Devido a previsão de precipitações pontualmente volumosas e com altas intensidades na metade sul do estado é indicada a condição de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para as bacias hidrográficas da região: Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Pardo, Guaíba, Sinos, Gravataí, Tramandaí, Litoral Médio, Camaquã e Mirim-São Gonçalo. Nessa condição é indicado risco de cheias de arroios e rios menores (que não possuem monitoramento, além de alagamentos em áreas urbanizadas.
Orientações da Defesa Civil
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, feche bem janelas e portas, desligue os aparelhos elétricos, feche o registro de água e gás, se estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas, e evite atravessar alagamentos a pé ou de carro. Abrigue animais domésticos e mantenha-os em segurança. Consulte a Defesa Civil local para informações sobre Planos de Contingência e saiba como agir em caso de desastre no seu município. Emergência ligue 190 ou 193.