Search
[adsforwp-group id="156022"]

Defesa Civil avalia danos do temporal em Santa Bárbara do Sul

img_443_foto_1.jpg

O município de Santa Barbara do Sul, foi atingido por um forte temporal na noite de sábado (28), com ventos que acabaram destelhando casas, derrubando postes e danificando a rede elétrica, estabelecimentos comerciais e carros. Conforme a coordenação estadual da Defesa Civil, os números preliminares são de 10 casas totalmente destruídas ou arrancadas do chão, 100 residências destelhadas e cinco pessoas com ferimentos leves. 

Equipes da Defesa Civil do Estado, estão trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros para minimizar os efeitos causados pelo vento, embora em muitas casas o prejuízo tenha sido total. Por ser um município pequeno, com cerca de oito mil habitantes, as 20 pessoas desalojadas foram encaminhadas para casas de amigos e familiares, e conforme o coordenador regional da Defesa Civil (Redec 5) no município, sargento Lauro Brito Lopes, os danos estão sendo avaliados, embora visualmente já se possa perceber que o estrago foi grande. 

Localizado no noroeste do Estado, os bairros de Loeblein, Centro e Cohab foram os mais prejudicados com a ventania que ocorreu por volta das 21h30 e em poucos minutos destruiu casas do município. Conforme a coordenadoria estadual, que continua monitorando a região, o prefeito de Santa Bárbara do Sul, Mário Roberto Utzig Filho, até o momento não oficializou situação de emergência. 

Depois de avaliar fotografias e imagens de salélite, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Brasília, concluiu que o evento ocorrido em Santa Bárbara do Sul foi um tornado.