Search
[adsforwp-group id="156022"]
Alerta para mais chuvas

Defesa Civil monitora Bairro Gaúcho e região da Várzea por enchente em Camaquã

Previsão de mais chuvas intensas aumenta risco em áreas próximas ao Arroio Duro
Defesa Civil monitora Bairro Gaúcho e região da Várzea por enchente em Camaquã
Foto: Fábio Lima/Rádio Acústica FM

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25) na Prefeitura de Camaquã acendeu o alerta para a possibilidade de inundações em diversos bairros da cidade. A preocupação se concentra nos bairros Gaúcho, Maria da Graça e nas proximidades do CTG Camaquã e do Jeep Clube, que estão mais próximos do Arroio Duro.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Representantes da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) apresentaram um estudo que demonstra o risco de alagamentos em caso de novas chuvas intensas, como as previstas para esta quinta-feira (26). A elevação do nível do arroio pode inundar as áreas mais baixas, colocando em risco a segurança dos moradores.

O monitoramento também ocorre na chamada “região da várzea”, onde se espera uma elevação considerável do nível do Rio Camaquã nesta quinta-feira, em virtude do escoamento das águas das chuvas de outras regiões do estado. Além disso, comunidades como: Ilha Santo Antônio, Pacheca, Capororóca, Divisa e Areal, pode ser atingida por um nível ainda maior das águas oriundas do Arroio Duro.

O Coordenador da Defesa Civil municipal, Rafael de Moura, confirmou a gravidade da situação em entrevista à Rádio Acústica FM.

“Estamos monitorando a situação de perto e equipes da prefeitura já estão se mobilizando para visitar as famílias que vivem em áreas de risco. É importante ressaltar que não há motivo para pânico”, afirmou Moura.

Defesa Civil deve receber reforço em suas ações

A Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil Federal já foram acionadas para auxiliar o município neste momento de crise. Equipes de socorro estão em estado de alerta para agir rapidamente em caso de necessidade.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evite áreas de risco: Afaste-se de margens de rios, córregos e áreas baixas.
  • Mantenha-se informado: Acompanhe as informações divulgadas pelas autoridades.
  • Prepare um kit de emergência: Tenha em mãos documentos importantes, medicamentos, alimentos não perecíveis e água potável.
  • Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193

Assista à entrevista com o coordenador da Defesa Civil municipal Rafael de moura, que alertou sobre a possibilidade de chuvas intensas nesta quinta:

Tags: Acústica FM, Camaquã, Chuvas intensas, Previsão, risco de alagamentos