Search
[adsforwp-group id="156022"]

Defesa Civil realiza entrega de alimentos não perecíveis à SMTDS

img_4137_foto_1.jpg

A Defesa Civil de Camaquã efetuou a entrega de 720kg de alimentos não perecíveis à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social – SMTDS, para que a pasta encaminhe os alimentos aos necessitados. A ação aconteceu nesta quarta-feira (29), quando foram entregues alimentos como arroz, farinha, massa, bolacha, massa, leite em pó e suco de uva.

A doação veio na segunda-feira pelo Banco de Alimentos de Camaquã. A entrega ocorreu na presença do presidente da entidade Fabiano Carvalho acompanhado do seu vice Luiz Fernando Azambuja. Para Deoclécio Giongo, coordenador da Defesa Civil, a doação veio em boa hora. “É muito importante que todos os segmentos da sociedade se unam para ajudar quem precisa”, afirma Giongo.

 

Solidariedade no Prato

O Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade – e em quantidade suficiente – para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo.

A iniciativa da ONG Banco de Alimentos representa a formação de um ciclo sustentável: ao passo que são arrecadados excedentes de produção e comercialização, diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social. Há também, desta forma, um favorecimento à inclusão social destes indivíduos por meio de melhoria da saúde e estímulo ao desenvolvimento psicomotor. Isso porque, além de visar uma alimentação balanceada por meio de realização de ações profiláticas e educativas voltadas às comunidades atendidas, beneficia somente instituições que possuam em seu programa ações de inclusão social.

Em Camaquã, o Banco de Alimentos é dirigido pelos Rotarys Clubs e realiza diversas ações como Sábado Comunitário quando, em um sábado por mês, voluntários ficam nas saídas dos supermercados recolhendo doações. Entretanto, o Banco não atende apenas o município, pois em caso de necessidade, atende toda a região.

Por mês, o Banco arrecada de 7 a 8 mil quilos de alimentos que são distribuídos para entidades cadastradas. “Entregamos para entidades, pois dessa forma podemos fiscalizar se o alimento chegou ao destinatário”, salienta o presidente da instituição, Fabiano de Carvalho. Além do acompanhamento do destino dos alimentos, o Banco ainda fiscaliza se as entidades acondicionam os alimentos em locais apropriados, a fim de garantir a qualidade e segurança dos produtos.Pessoas físicas ou jurídicas que desejam colaborar com o trabalho, devem entrar em contato com o presidente Fabiano de Carvalho pelo (51)8141-7777.

E ainda quem deseja ajudar, pode visitar o site http://www.cliquealimentos.com.br/. O funcionamento do site Clique Alimentos é simples: após acessá-lo, o internauta clica no prato com a inscrição “clique e doe”, escolhe uma “cidade” para destinar a sua doação, e pronto, a doação foi efetuada. Dessa forma, é doado 1 kg de alimento para o Banco de Alimentos escolhido. A doação é realizada porque uma empresa patrocina a doação, quem clica não gasta nada.