Search
[adsforwp-group id="156022"]

Delegacia de Camaquã inaugura Núcleo de Mediação de Conflitos

img_13739_foto_1.jpg

O Núcleo de Mediação de Conflitos da Delegacia de Polícia de Camaquã foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (1), em cerimônia realizada na Delegacia Regional de Polícia. O evento contou com a presença do Chefe de Polícia do Estado, delegado Emerson Wendt; dos delegados Vladimir Urach, Vivian Sander Duarte e Karoline Calegari; e da Dr. Fabiane Rios, do Ministério Público; além de autoridades municipais.

De acordo com a Polícia Civil, o processo visa transformar o nível de comunicação entra as partes, de uma forma polarizada para uma forma transversal, tolerante, inclusiva, racional e pacífica, para que as partes encontrem a melhor solução para elas. Os Núcleos operam em diversas delegacias do Estado. Camaquã recebe a 33ª unidade do programa.

Em entrevista exclusiva à Rádio Acústica, o Chefe de Polícia do Estado, delegado Emerson Wendt, relatou que o Núcleo de Mediação deve gerar uma grande economia aos cofres públicos: “O judiciário tem um custo por processo de R$ 1,5 mil e o Núcleo de Mediação tem custo médio de R$ 15 mil, ou seja, dez mediações são suficientes para suprir o investimento”, explicou Wendt.

O Chefe de Polícia ainda destacou a eficácia que o Programa Mediar RS tem tido nas delegacias nas quais já foi implantado. Segundo ele, o nível de reincidência das partes envolvidas não chega a 1%: “Conseguimos manter uma relação entre as partes, promovendo uma cultura de paz”, comemora o delegado.

A cerimônia também contou com o discurso dos delegados Vladimir Urach e Vivian Sander Duarte, das Delegacias Regional de Polícia e de Pronto Atendimento de Camaquã, respectivamente. Urach destacou conflitos “eternizados” que poderão ser resolvidos. Já Vivian mencionou a importância de estreitar o vínculo entre comunidade e polícia.

A unidade está situada junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã, na Rua Prof. Luiza Maraninchi, 469. As escrivãs responsáveis pelo programa serão Rosa Pagani Duarte, Josiane Dornelles Coitinho e Talita Marth Westphal. Confira na íntegra a entrevista de Emerson Wendt: