Search
[adsforwp-group id="156022"]
POLÍCIA

Delegado detalha operação contra esquema de extorsão comandado por detentos em Sapucaia do Sul e Camaquã

Operação cumpriu mandados em presídios e prendeu suspeitos que ameaçavam vítimas
Delegado detalha operação contra esquema de extorsão comandado por detentos em Sapucaia do Sul e Camaquã
Delegado detalha operação contra esquema de extorsão comandado por detentos em Sapucaia do Sul e Camaquã. Foto: Acústica FM

Em entrevista ao programa Esquina Democrática, o delegado Marcos Vinicius de David, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, detalhou a operação realizada na última quinta-feira (07). Batizada de “Operação Ludas”, a ação teve como objetivo desmantelar um esquema de extorsão liderado por detentos a partir de presídios em Sapucaia do Sul e Camaquã.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Segundo o delegado, a investigação começou no ano passado após uma vítima relatar ameaças feitas por telefone, onde os criminosos demonstravam possuir informações detalhadas sobre sua rotina e familiares, o que a levou a realizar depósitos para os extorsionários. No caso investigado, um dos suspeitos possuía um histórico de convivência com a vítima, o que facilitou o acesso a dados específicos, aumentando o impacto psicológico e financeiro das ameaças.

A operação contou com o apoio da Polícia Penal e resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas. Durante as buscas no presídio de Camaquã, celulares utilizados pelos detentos para realizar o esquema de extorsão foram apreendidos, e novas fases da investigação não estão descartadas.

Operação em Camaquã combate esquema de extorsão liderado por detentos
Operação em Camaquã combate esquema de extorsão liderado por detentos. Foto: Divulgação

O delegado De David alertou os cidadãos sobre a importância de manter a calma em situações de extorsão e recomendou que qualquer tentativa de fraude seja imediatamente denunciada à polícia, com o maior número de informações possíveis, como números de telefone e chaves PIX envolvidas. Ele reforçou que a colaboração da comunidade é essencial para combater esse tipo de crime, que muitas vezes é alimentado pelo uso indevido de informações disponíveis em fontes abertas, como redes sociais.

Confira a fala do delegado Marcos Vinicius de David sobre o combate ao esquema de extorsão

Tags: Camaquã, Extorsão, Polícia Civil, Sapucaia do Sul