Categories: Saúde

Dengue: RS já soma 34 mortes pela doença em 2024

O governo estadual confirmou nesta quinta-feira (21), mais cinco óbitos em decorrência da dengue em 2024. Agora, o Rio Grande do Sul contabiliza 34 mortes pela doença desde o início do ano.

Neste ano, Rio Grande do Sul já registra 27.841 casos confirmados, dos quais 23.640 são autóctones, que é quando contágio aconteceu dentro do Estado.

Os novos óbitos confirmados por dengue são:

– Dois homens de 83 anos e 34 anos, residentes em Novo Hamburgo. Ambos com comorbidades, ocorridos em 15/3/2024 e 18/3/2024 respectivamente

– Homem, 59 anos, residente em Gravataí. Com comorbidades, ocorrido em 19/03/2024. Óbito ocorrido em João Pessoa/PB.

– Mulher, 77 anos, residente em Carazinho. Com comorbidade, ocorrido em 15/3/2024

– Homem, 58 anos, residente em Capão da Canoa. Com comorbidade, ocorrido em 13/3/2024. Caso não é autóctone (infecção ocorreu no estado de Paraíba)

“Reforçamos a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito” publicou a Secretaria Estadual da Saúde em suas redes sociais.

Principais sintomas da dengue:

– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

– dor retroorbital (atrás dos olhos)

– dor de cabeça

– dor no corpo

– dor nas articulações

– mal-estar geral

– náusea

– vômito

– diarreia

– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

O governador Eduardo Leite declarou no dia 12 de março, situação de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul.

A medida, de acordo com o decreto nº 57.498, visa a prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Manjericão: esse erro de rega pode matar sua planta aromática

Você cuida com carinho do seu manjericão, mas ele insiste em murchar, amarelar ou até…

22 minutos ago

5 benefícios do açaí que pouca gente conhece e fazem toda a diferença no seu corpo

Você já ouviu que o açaí é energético, rico em antioxidantes e ótimo para quem…

27 minutos ago

Defesa Civil do RS alerta para temporais, chuvas intensas e ventos fortes durante esta semana

As autoridades recomendam atenção redobrada à população, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos, deslizamentos e…

42 minutos ago

Produção de carnes se mantém acima de 31 milhões de toneladas em 2025

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves

53 minutos ago

Realbem se consolida como plataforma de crédito, serviços e benefícios nas Farmácias São João

App impulsiona nova fase digital da rede com experiência prática, acessível e conectada ao dia…

1 hora ago

Apenados de Charqueadas recebem capacitação para atuar em empresa que produz baterias

Termo de cooperação proporciona oportunidade de trabalho às pessoas privadas de liberdade na Colônia Penal…

2 horas ago

This website uses cookies.