Search
[adsforwp-group id="156022"]

Departamento de Trânsito projeta novas alterações

img_10100_foto_1.jpg

As mudanças no trânsito em Camaquã não devem se resumir as atuais. É o que afirma o diretor de trânsito do município, Gilberto Funk. Nos últimos dias, o órgão protagonizou alterações de sentido de vias, conversões e criação de vagas de estacionamentos, entre outras.

Na mira do departamento, ainda estão mudanças maiores: “Vamos implantar o estacionamento oblíquo primeiramente na Marechal Floriano, entre a Sete de Setembro e a Presidente Vargas”, afirmou Funk. O diretor ainda confirmou que esta modalidade de estacionamento pode ser estendida para outras vias, mas que não há prazo definido para estas implantações.

Questionado sobre a falta de informação prévia à comunidade, o diretor de trânsito afirmou que “as mudanças tem ocorrido de acordo com a disponibilidade de materiais, equipamentos e funcionários, que muitas vezes são cedidos por outras secretarias, o que inviabilizou o prévio aviso”, disse. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a comunidade deve ser amplamente divulgada sobre as alterações, com antecedência mínima de 48 horas.

Na semana passada a equipe de reportagem da Acústica FM entrou em contato com o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Camaquã, Marco Pires, para questionar a análise destas alterações. Conforme esclareceu Pires, nem todas as mudanças passaram pelo órgão: “o conselho tem apenas caráter consultivo”. Conforme o presidente, os conselheiros devem se reunir novamente no início de março para debaterem as alterações que já foram realizadas e as próximas. Funk classificou as mudanças como urgentes, mas de pequeno impacto, não havendo necessidade de remeter ao conselho.

Novas alterações

A Presidente Vargas e a Júlio de Castilho devem voltar a serem vias preferenciais, nos entroncamentos com a Cristóvão Gomes de Andrade. Uma rotatória deve ser implantada na esquina do hospital, possibilitando o retorno do duplo sentido de circulação no trecho entre a Cristóvão e a Valter Kess.

O estacionamento oblíquo deve ser novamente implantando em algumas vias, o que deve ampliar a oferta de vagas, conforme o diretor. A implantação do estacionamento rotativo também está confirmada, mas sem data para sair do papel.

Funk afirmou que enfrenta problemas com a falta de materiais para realizar as alterações. Segundo o diretor, a prefeitura adquiriu novas placas e tintas para a sinalização, o que deve ser normalizado a partir do início de março.