Search
[adsforwp-group id="156022"]

Deputada instala Frente Parlamentar pela Garantia da Vaga nas Creches

Paulo Garcia
Paulo Garcia
Na tarde desta segunda-feira (3), foi instalada a Frente Parlamentar pela Garantia da Vaga nas Creches, iniciativa da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB). A atividade foi realizada no Memorial do Legislativo e reuniu representantes de poderes, órgãos, entidades e conselhos, além de vereadoras, professoras e usuárias da rede pública de educação. 

Bruna Rodrigues destacou que a creche é um instrumento vital para a emancipação econômica e social das mulheres. Ela lembrou que, em Porto Alegre, faltam vagas para mais de seis mil crianças, citando que, cotidianamente nas redes socias ou em seu gabinete, recebe pedidos de mulheres em busca de creche para seus filhos. “Essa Frente Parlamentar vai buscar estruturar e documentar como nosso Estado pensa a educação infantil”, afirmou, acrescentando que o objetivo é realizar um censo estadual para saber quantas crianças no RS ainda não têm vaga em creche.

Franciele Brum, usuária da rede pública de ensino da Capital, fez um relato da dificuldade para acessar uma vaga pública nas creches. Mãe de quatro filhos, com idades entre 19 e 4 anos, falou da tripla jornada que enfrenta diariamente para cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar com venda de produtos pela internet. Contou que, no ano passado, fez a inscrição para a creche da filha mais nova, mas não conseguiu a vaga. Então, precisou colocá-la meio turno em uma creche particular. Foi através do auxílio da deputada Bruna que ela conseguiu fazer um processo via Defensoria Pública e garantir a vaga na creche pública para a filha. “Lugar de criança é na escola. O futuro do Brasil está na educação”, finalizou.

Também se manifestaram a professora e representante do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, Liselle de Moura Berrutti, e a presidente do Conselho de Educação de Porto Alegre, Fabiane Pavani. Elas saudaram a iniciativa de criação da Frente Parlamentar, defendendo a educação infantil é um direito dos bebês e das crianças que está sendo subtraído. Liselle ainda elencou três pautas a serem trabalhadas junto à Frente Parlamentar: o acesso e a permanência das crianças de zero a cinco anos; a qualidade do atendimento ofertado e a valorização dos professores e professoras e demais profissionais da educação infantil. 

A deputada Luciana Genro (PSOL) cumprimentou Bruna pela iniciativa, enfatizando que o acesso à creche é um dos temas mais importantes tanto em relação ao direito das crianças quanto ao direito das mulheres. “Sabemos o quanto a creche é libertadora, pois, ao mesmo tempo em que as mulheres são mães, elas podem seguir com seu trabalho, sua militância, sua vida, elas sabem que seus filhos estão sendo bem cuidados”, registrou. 

Ainda falaram a diretora adjunta do Departamento de Atenção à Primeira Infância da Secretaria Estadual de Assistência Social, Marcelli Kihs Frömming, e a defensora pública Andrea Paz Rodrigues, diretor do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado. Marcele colocou o governo do Estado à disposição da Frente Parlamentar para a construção coletiva de soluções para a educação infantil. Andrea reforçou que a vaga em creche é um direito, mas o que falta é a implementação das políticas sociais para que todas as crianças tenham o acesso a esse direito.