Em entrevista concedida à Acústica FM, a deputada estadual Any Ortiz (PPS) defendeu seu projeto que pretende incluir a Educação Financeira no currículo escolar do estado. A entrevista foi gravada durante a cerimônia de premiação do Carrinho Agas 2017, ocorrido na noite da última segunda-feira (27), em Porto Alegre, e veiculada no programa Primeira Hora, transmitido na manhã desta quinta-feira (30).
O projeto atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Quando era vereadora de Porto Alegre, a parlamentar garantiu a aprovação da proposta na Câmara Municipal da Capital. O projeto de lei obriga as escolas dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública municipal a incluírem atividades e conteúdos relativos à educação financeira em seu plano curricular: “Temos que discutir hoje o superendividamento, que é um problema nas famílias”, destacou a deputada.
Na entrevista, Any também defendeu seus projetos que dizem respeito à defesa do direito do consumidor. Atuando como presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor, a deputado destacou que o objetivo é garantir a abertura de mais Procons no Estado. De acordo com ela, a resistência do executivo é um dos maiores entraves: “Os prefeitos tem uma ideia equivocada da importância da defesa do consumidor”, explicou, ao justificar que os empresários querem um Procon forte e que fiscalize.
Confira a entrevista na íntegra: