Tomada por tratores em uma manifestação organizada por produtores rurais de diversas regiões do Rio Grande do Sul, Porto Alegre recebeu o ‘tratoraço’, organizado pelo movimento SOS Agro RS, que reuniu mais de trezentos tratores e cerca de dez mil agricultores, incluindo participantes de outros estados, que convergiram à Capital desde as primeiras horas da manhã. Durante o evento, realizado no Parque Harmonia, o deputado estadual Marcus Vinícius (Progressistas) fez contundentes declarações sobre a crise enfrentada pelo setor agropecuário do Rio Grande do Sul.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
“Eu sei que o que reúne todos aqui hoje é o sentimento de angústia e aflição. Ninguém saiu das suas casas na madrugada, virando estrada para fazer festa ou se divertir. Quem saiu de casa saiu porque tem no coração um aperto muito grande, uma angústia que é muito maior do que as dívidas que cada um carrega”, afirmou o deputado. Além disso, o parlamentar também destacou a revolta ao ver jovens agricultores, como a Luciane, começando suas vidas endividados. “É uma angústia que vai além do medo de dever, é um medo de não saber mais o que fazer com o futuro”, disse Marcus Vinícius.
O deputado salientou a necessidade da mídia da Capital fazer a informação chegar com precisão em Brasília. “Ela tem esse poder, e essa voz, esse ato, precisa ser amplificado lá”, categorizou ao enfatizar a importância de reconhecer a contribuição vital do setor agropecuário para a economia e a vida cotidiana dos habitantes do estado.
Segundo o SOS Agro RS, atualmente, 30% dos agricultores gaúchos não conseguem acessar crédito para financiar a safra 2024/25 devido ao acúmulo de dívidas bancárias de anos anteriores. O deputado observou a incompreensão sobre a força do agro, sugerindo que manifestações de outros setores não receberiam a mesma cobertura negativa.
“Se hoje um jornalista, um empresário do setor de comunicação almoçou ou vai jantar, deve ao trabalho dessa gente que está sentada aqui. A imprensa da capital precisa dizer a verdade ao Brasil”, afirmou.
O Tratoraço visa chamar a atenção para o grave endividamento rural, agravado pelas perdas nas safras de 2021, 2022 e 2023 devido à estiagem e às enchentes de maio. O deputado concluiu seu discurso com um apelo pela unidade:
“O Rio Grande pede socorro, o agro gaúcho pede socorro e a gente tem pressa. Vamos em frente, pessoal. É só trabalhando juntos que conseguiremos fazer a voz do campo ser ouvida de verdade em Brasília.”
Texto: Assessoria deputado estadual Marcus Vinícius (Progressistas)