O deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida (PP), presidente da Frente Parlamentar da Inovação, participou, nesta quinta-feira (18), do painel “Café com Inovação” durante a ExpoCamaquã. O parlamentar ressaltou a importância do tema para o futuro e destacou a necessidade de unir tecnologia ao campo. “Estamos saindo da quarta fase do agronegócio e embarcando na ‘Era 5.0 do agro’. O que o futuro requer é um ambiente de maior produtividade e sustentabilidade”, pontuou.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O parlamentar trouxe dados e elementos que mostram o crescimento da população mundial em 25% nos próximos trinta anos e a necessidade de ampliar a produção de alimentos em 60% até 2050, quando o mundo alcançará 10 bilhões de habitantes e os países subdesenvolvidos terão significativa elevação na renda percapta. “Está fora de cogitação a expansão de lavouras e postagens em regiões de floresta e preservação. Temos de produzir mais nas áreas já ocupadas e fazer mais com menos recursos naturais. Para isso, a inovação é fundamental para termos competitividade no mercado mundial de alimentos”, opinou.
De acordo com o deputado, uma das premissas do Agro 5.0 é informação e tecnologia. “Cada vez mais surgirão maquinários e implementos autônomos e conduzidos por controle remotos. O manejo de animais e plantas passará a contar com telemetria. A inteligência artificial deverá se tornar uma grande aliada”, disse. No entanto, como detalhou o progressista, o Brasil e o Rio Grande do Sul devem resolver dois grandes problemas que se arrastam no tempo: a educação e a conectividade.
Marcus Vinícius observa: “Apenas 21% dos produtores rurais possui ensino médio completo, e apenas 10% das propriedades possuem acesso à internet 4G”. No encontro, o deputado detalhou a finalidade da Frente Parlamentar da Inovação: “Somos 19 deputados interessados nesse debate e estamos percorrendo o interior gaúcho, promovendo discussões e ideias”. O grupo de trabalho, segundo o deputado, é composto por três pilares. “Simplificação e desburocratização do setor, redução da carga tributária e fomento são nossas prioridades”, explicou.
ExpoCamaquã
A ExpoCamaquã 2023, com o tema “O campo nos conecta”, ocorre entre os dias 15 e 21 de maio no Parque Dorval Ribeiro, em Camaquã. O evento conta com palestras, concursos, encontros, mostras e seis shows musicais. É realizado pela Prefeitura Municipal de Camaquã, pelo Sindicato Rural de Camaquã/Arambaré (SRC), pela Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), pelo Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (NCCCC) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã (STRC). A feira oferece exposição e julgamento de animais, palestras e painéis técnicos do setor primário, arena de inovação e a tradicional mostra da indústria e comércio, além da exposição de máquinas e equipamentos agrícolas.